Programa "Prefeito no Posto" visita a região Sul de Campinas

24/01/2013

Autor: Marina Avancini

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, fizeram nesta quinta-feira, 24 de janeiro, mais uma ação do “Prefeito no Posto”. Durante a manhã, eles visitaram os Centros de Saúde São José, Oziel e Monte Cristo, na região sul. O programa está previsto no Plano de 100 dias, anunciado no começo do mês pela nova administração, e iniciado na última terça-feira, 22 de janeiro.

Durante as visitas, Jonas Donizette conversou com funcionários e usuários dos centros de saúde. “O trabalho na ponta é fundamental. Além de questões práticas, o sentimento de cuidado precisa ser trabalhado. Vamos apoiar os funcionários, para que se sintam prestigiados e mostrem para a população que vamos melhorar”, disse o prefeito.

Entre os assuntos, o prefeito se mostrou preocupado com a questão da dengue na cidade. Neste ano, a região sul registrou quatro dos sete casos confirmados da doença em Campinas. O combate à dengue é uma das prioridades da administração Jonas. “Vi várias situações que podem causar a proliferação do mosquito transmissor. Estamos tomando diversas medidas, mas também é preciso que a população se conscientize”, comentou.

“A região é extremamente carente, desprovida de vários equipamentos públicos. Além disso, vi ruas com grande quantidade de pneus e várias outras coisas que podem piorar a questão da dengue nos bairros”, afirmou Carmino de Souza.

A coordenadora do Distrito Sul, Valéria Vala Romero, disse que é importante que o prefeito conheça a realidade dos Centros de Saúde e o trabalho das equipes. “O contato com gestores e usuários revela o que realmente acontece no cotidianos dos centros de saúde”, afirmou.

Os usuários dos centros de saúde aprovam o projeto do prefeito. A dona de casa Maurina Rodrigues Santos elogiou as visitas de Jonas Donizette aos centros de saúde. “É gratificante ver que o prefeito está fazendo um acompanhamento da saúde, que é uma das coisas que a população mais precisa. Isso mostra que Jonas vai fazer algo por Campinas.”

O conselheiro local Sinésio Vieira Lopes acredita que as visitas do prefeito vão resultar em melhorias na Saúde. “Moro em Campinas há 35 anos e nunca vi um prefeito visitar os postos. Isso é muito importante”, comentou.

PA São José

Depois das visitas com o prefeito, o secretário de Saúde esteve no Pronto-Atendimento (PA) São José. O diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Mauro José Aranha, e a coordenadora do distrito Sul, Valéria Vala Romero, acompanharam as visitas.

Foto: Luiz Granzoto