Secretaria de Saúde mobiliza equipes para ações no Carnaval

28/01/2013

Autor: Tiago Freitas

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis, vai mobilizar equipes para ações de prevenção e informação sobre HIV/Aids durante o Carnaval Novo Tempo - Campinas 2013. Na Avenida do Samba serão 35 servidores divididos em equipes para orientar os foliões e distribuir preservativos e folhetos informativos.

"Recebemos uma cota de aproximadamente 70 mil camisinhas do Ministério da Saúde para entregarmos durante as festas", informou a médica infectologista Cláudia Barros, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids. Durante os desfiles, os cidadãos que sentirem necessidade também terão acesso a material informativo sobre as doenças, formas de transmissão, maneiras de prevenção e onde buscar assistência se tiver se submetido a situações de risco.

Segundo levantamento do programa municipal DST/Aids, anualmente, uma média de 260 pessoas são infectadas pelo vírus HIV em Campinas. "É uma situação que está estabilizada desde 2007. Mesmo assim, isso não nos deixa tranquilos. Todo Carnaval é uma oportunidade que temos para dar visibilidade ao tema para que as pessoas se lembrem da importância de usar a camisinha", avalia Cláudia.

Além do trabalho na Avenida do Samba, também serão destinadas equipes para os desfiles dos blocos Berravaca, Candinho City, Cupinzeiro e Caixeirosas. Durante esses eventos, os servidores designados irão atuar nos mesmos moldes do trabalho a ser desenvolvido na Avenida Magalhães Teixeira, com a oferta de folhetos e camisinhas. Serão enviadas equipes formadas por grupos de dez a 12 pessoas do programa para os eventos.

A coordenadora do Programa DST/Aids explica que as ações de prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis são realizadas durante o ano todo no SUS Campinas, por meio da rede pública municipal de Saúde. "Qualquer pessoa pode procurar os Centros de Saúde, onde deverá ter acesso aos preservativos e às informações", disse Cláudia.

Para saber mais sobre Aids, camisinhas e ainda sobre o teste de HIV, gratuito, anônimo e com diagnóstico rápido, a população pode procurar o Centro de Referência em DST/Aids, que além de oferecer tratamento às pessoas que vivem com HIV/Aids, realiza o teste gratuito de HIV por meio de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Campinas possui dois CTAs. Um fica no Centro, na Rua Regente Feijó, 637, telefone 3236 - 3711. O outro é o CTA Ouro Verde, dentro do Complexo Hospitalar Ouro Verde (Avenida Rui Rodrigues, 3434, telefone 3226-7475). Os dois serviços funcionam o ano todo. O resultado é informado no mesmo dia. "Fazemos uma média de 400 testes mensais para HIV. Durante o Carnaval este número sobe cerca de 10%", conta Cláudia.