Após 3 mortes em hospital, produtos usados em exames são interditados

29/01/2013

Autor: Denize Assis

Após conversa entre o prefeito Jonas Donizette e o governador Geraldo Alckmin, as Secretarias de Saúde de Campinas e do Estado de São Paulo interditaram lotes de produtos utilizados em exames de ressonância magnética feitos na noite de segunda-feira, 28/01, que culminaram na morte de três pessoas em um hospital particular de Campinas.

As mortes ocorreram entre 18h e 20h do dia 28 de janeiro, após os pacientes - dois homens de 36 anos e 39 anos e uma mulher de 25 - terem sido submetidos a exames de ressonância magnética com uso de contraste. Eles morreram de parada cardiorrespiratória no intervalo de até uma hora após o exame. O serviço de ressonância do hospital é realizado por uma empresa prestadora.

As investigações estão sendo conduzidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e tiveram início imediatamente após a Secretaria Municipal de Saúde ter sido informada, na noite do dia 28.

Além da interdição, os artigos médicos hospitalares e outros produtos farmacêuticos utilizados nos procedimentos de ressonância magnética foram encaminhados para análise no laboratório do Instituto Adolfo Lutz, referência para a Saúde Pública no Estado de São Paulo.

Conforme o Devisa, o serviço de ressonância do hospital envolvido vai ficar interditado até que se conclua a investigação. As interdições são cautelares, ou seja, valem como medida de precaução.

A Secretaria de Saúde informa que os exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada estão liberados no município de Campinas, desde que não sejam utilizados os produtos interditados.

As medidas adotadas em Campinas são preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os produtos interditados são:

•  Soro fisiológico 10ml, laboratório Samtec. Lote: SOG Validade 02/2014;
  • Soro fisiológico 10ml, laboratório Samtec. Lote: SSN Validade 05/2014;
  • Soro fisiológico 10ml, laboratório Equiplex. Lote: 1230970 Validade 07/2014;
  • Contraste Dotaren, laboratório Guebert. Lote: 12GD324C Validade 10/2015;
  • e Contraste Magnevistan, laboratório Bayer. Lote 11568D Validade 03/2015.