IMA ajuda a desenvolver software que otimizará atendimento na saúde

07/02/2002

Vários trabalhadores da Saúde estão em fase de treinamento para operarem um novo software, capaz de otimizar o atendimento, diminuindo perdas e aumentando a eficiência na marcação de consultas e exames para os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS em Campinas.

O software, batizado de Saúde On Line - SOL, foi desenvolvido por meio de um esforço conjunto entre a IMA – Informática de Municípios Associados, Departamento de Informatização da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação e Apoena, uma empresa encubada de software do Rio Grande do Sul.

A partir do início de abril, quando o software entrar em operação em caráter definitivo, uma série de procedimentos que eram realizados manualmente com formulários de papel, deixarão de ser feitos.

Como todos os postos estarão ligados on line, através da web, os operadores poderão verificar os horários disponíveis para as consultas e exames em qualquer das unidades da Rede Municipal de Saúde de Campinas.

A IMA participou do projeto, atuando na especificação e auxiliando no desenvolvimento do Software. Algumas prefeituras do País já entraram em contato com o Departamento de Informatização da Prefeitura de Campinas verificando a possibilidade de também utilizarem o programa, que foi desenvolvido dentro da filosofia do software livre, com o código fonte aberto e sem pagamento de licenças.