Agentes de saúde recebem treinamento

07/02/2002

Os setenta novos agentes comunitários de saúde, recentemente contratados em concurso, recebem treinamento nesta quinta e sexta feira (7 e 8/2) , durante o dia todo, no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA)s. As aulas estão sendo ministradas pela diretora de Saúde, Maria do Carmo Carpintero, com apoio da Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental) e dos coordenadores de distritos.

Com os novos profissionais, Campinas passa a ter quinhentos agentes de saúde que atuam no programa Paidéia e que reforçam também o trabalho de orientação e controle da dengue nos bairros em Campinas. A previsão é que, assim que terminem as aulas, os agentes já saiam imediatamente para a ruas, em um esforço concentrado para combater focos do mosquito da dengue e orientar a população quanto aos sintomas e prevenção da doença.

As aulas consistem em mostrar o que é o programa Paidéia, o que é o Sistema Único de Saúde (SUS) e qual o papel do agente de saúde no contexto de saúde pública. A partir da tarde desta quinta-feira, dia 7, e durante toda a sexta-feira, os novos profissionais terão treinamento específico em dengue: o que é a doença, controle do vetor, trabalho de campo, como abordar a família, como chegar nas casas e sobre a Vigilância Sanitária.

Carnaval

Com o objetivo de orientar os passageiros que viajam neste Carnaval, a Secretaria de Saúde disponibilizou, com o apoio da administração da Rodoviária de Campinas, um sistema de som no terminal de passageiros que estará informando aos viajantes sobre os sintomas da dengue, como se prevenir e orientando-os a procurar um serviço de saúde. O trabalho será realizado nesta Sexta, dia 8, quando é grande o movimento de passageiros e também na Quarta-feira de Cinzas, quando os campineiros voltam de viagem. No retorno, haverá também a distribuição de folhetos educativos.

Aeroporto

A mesma ação será realizada no Aeroporto Internacional de Viracopos. Também haverá no local orientação sobre a dengue, com o apoio dos funcionários do Ministério da Saúde que trabalham no Aeroporto.

Volta ao índice de notícias