Izalene e Gastão Wagner reúnem imprensa na sexta para falar do combate à dengue

20/02/2002

Para falar sobre o programa de ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), bem como da participação da Prefeitura de Campinas nas ações de combate à dengue, o secretário municipal de Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, acompanhado da prefeita Izalene Tiene, estará nesta sexta-feira, dia 22, às 14h00, em frente ao Núcleo Espírita Jerônimo Mendonça, no Jardim Campo Belo, concedendo uma entrevista coletiva à imprensa.

A iniciativa do secretário, entre outras coisas, objetiva ressaltar a participação da Secretaria Municipal de Saúde na "Campanha de Eliminação dos Ovos da Dengue", desencadeada pela Comissão Regional da Dengue, da Direção Regional da Secretaria de Estado da Saúde (DIR-12). A Campanha de combate à doença, que envolve outros 24 municípios da região, tem início neste sábado, dia 23, e se estende até o dia 2 de março.

"Nosso objetivo é desencadear uma ação coordenada e simultânea em todos os municípios envolvidos. É importante lembrar que maior vai ser o impacto dessa campanha, quanto maior for o envolvimento e a participação de toda a comunidade", explica Salma Regina Rodrigues Balista, da Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental Covisa) da Prefeitura de Campinas.

Como um ingrediente de reforço, a SMS vai estabelecer um dia, na semana da campanha, para desenvolver um programa de combate à dengue em todos os órgãos públicos municipais.

Servidores que atuam em escolas, ARs, praças de esportes e demais logradouros públicos, serão orientados a eliminar eventuais criadouros do mosquito da dengue que existam em seus locais de trabalho. Também serão incentivados a levar essa questão aos familiares e vizinhos, para que o mesmo procedimento seja tomado em âmbito maior.

Quanto ao trabalho de atuação direta na cidade, a campanha vai dar prioridade às áreas de maior incidência da doença. Nos demais locais, a população será orientada a deixar garrafas, pneus e outros criadouros na calçada, para que possam ser recolhidos pela coleta de lixo.

A prioridade na ações incluem, em primeiro lugar, as áreas de transmissão, seguidas pelas áreas com infestação alta do vetor e pelos locais de maior dificuldade de operação, como córregos e lixões.