Tem início a campanha de eliminação de ovos do mosquito da dengue

22/02/2002

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e de soldados do Exército, inicia neste sábado, 23, sua participação na Campanha de Eliminação dos Ovos da Dengue", desencadeada pela Comissão Regional da Dengue, da Direção Regional da Secretaria de Estado da Saúde (DIR-12). A Campanha de combate à doença, que envolve outros 24 municípios da Região e se estende até o dia 2 de março, tem o objetivo de desencadear ações coordenadas e simultâneas de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Na área de atuação do Centro de Saúde São Marcos, Distrito de Saúde Norte, as ações têm início às 8h com a Operação Cata Bagulho.

No Distrito de Saúde Noroeste, a Prefeitura vai contar com apoio de sessenta soldados do Exército. O trabalho, que terá início às 8h, será concentrado nas áreas de abrangência do Centro de Saúde do Jardim Florence, envolvendo os bairros Padre Manoel da Nóbrega, Jardim Londres e Castelo Branco.

Outra operação Cata Bagulho, a partir das 8h, está sendo coordenada pelo Distrito de Saúde Sudoeste, na área de abrangência do Centro de Saúde DIC 1. Às 9h, no Centro de Saúde Santa Lúcia, haverá uma ação educativa, com concurso de paródia que envolve alunos da 1ª à 6ª série.

No Distrito de Saúde Sul, na área de abrangência do Centro de Saúde Orosimbo Maia, ocorrerá a Operação Cata Bagulho e limpeza do córrego Itatiaia e Santa Eudóxia. Também haverá limpeza em terrenos da área de abrangência do Centro de Saúde Carvalho de Moura

Apenas nos bairros do Distrito de Saúde Leste não haverá programação de combate à dengue neste sábado. A Prefeitura irá concentrar ações em pontos de risco durante a semana.

Como um ingrediente de reforço, nesta semana, a SMS vai estabelecer um dia, na semana da campanha, para desenvolver um programa de combate à dengue em todos os órgãos públicos municipais. Servidores que atuam em escolas, ARs, praças de esportes e demais logradouros públicos, serão orientados a eliminar eventuais criadouros do mosquito da dengue que existam em seus locais de trabalho. Também serão incentivados a levar essa questão aos familiares e vizinhos, para que o mesmo procedimento seja tomado em âmbito maior.