Arrastão recolhe 24 toneladas de lixo e 400 pneus no primeiro dia

26/02/2002

Cerca de 24 toneladas de entulhos e mais de quatrocentos pneus são o saldo do primeiro dia da Campanha de Eliminação dos Ovos do Mosquito da Dengue, iniciada no sábado em vários bairros de Campinas.

O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e de soldados do Exército, envolveu buscas ativas, remoção de criadouros e entulhos, além de eventos culturais. A Campanha, que englobou outros 24 município da região, foi desencadeada pela Comissão Regional da Dengue, da Direção Regional da Secretaria de Estado da Saúde (DIR-12).

Na Região Norte, mais precisamente no Jardim Campineiro, onde ocorreu busca ativa, remoção de criadouros e fechamento de caixas d’água, foram removidas uma tonelada de material reciclável e oitenta pneus. Uma empresa foi notificada.

Na região Noroeste, nos bairros Jardim Londres, Padre Manoel da Nóbrega e Castelo Branco, foram tomados os mesmos procedimentos, com a remoção de seis toneladas de material reciclável e entulho.

No bairro Santa Lúcia, pertencente ao Distrito de Saúde Noroeste, além da busca ativa e do arrastão, foi montada uma barraca para distribuição de folhetos e explicações sobre larvas e prevenção. Foram retiradas três toneladas de entulhos e retirados 247 pneus.

Ainda no Distrito Noroeste, nos bairros São Cristóvão e DIC I, foram realizados arrastões e busca ativa. Nos dois bairros, foram retirados 6 toneladas de entulhos e material reciclável, além de trinta pneus. Casas e empresas foram notificadas.

Na Região Sul, mais precisamente nos bairros Carvalho de Moura e Orosimbo Maia, foram retirados 8 toneladas de material reciclável e 60 pneus.

O arrastão não pode ser realizado nos bairros Campo Belo i e II, em virtude do mau tempo. No entanto, as ações nesse local não foram prejudicadas, uma vez que o trabalho de busca ativa e remoção de entulhos ocorre diariamente nesse local.

Novos casos

O último relatório apresentado pelo Instituto Adolfo Lutz, dia 21 de fevereiro, confirmou 36 novos casos de dengue na cidade. Com esses números, Campinas registra um total de 336 casos da doença em 2002.

A Região Sul do Município, principalmente os bairros Campo Belo I e II, continua concentrando a maioria dos casos. Dos 336 casos, 64,2%, ou seja, 216 são de pacientes residentes na Região Norte.

A Região Noroeste, com 34 casos, aparece com o segundo maior número de casos na cidade. Em seguida vem a Região Leste, com 32, a Norte, com 31 e a Sudoeste, com 23.

Do total de casos registrados este ano, 251 são autóctones, quer dizer, contraídos no próprio município, setenta são importados e quinze ainda estão em investigação.

Veja a programação de combate a Dengue.