Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família do Jardim Rosália

07/02/2003

Com o novo serviço, a Secretaria de Saúde amplia a assistência a 1,5 mil famílias de bairros do Distrito de Nova Aparecida, região Norte da cidade

A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família inaugura, às 9h do próximo sábado, 8 de fevereiro, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Rosália, região Norte da cidade. A nova unidade foi viabilizada com a parceria da população. A comemoração vai contar com a presença da Prefeita Izalene Tiene e da Secretária de Saúde Maria do Carmo Cabral Carpintéro.

Com a inauguração, a Prefeitura amplia ainda mais a assistência a saúde a 9 mil moradores dos bairros Rosália 1, Rosália 2, Rosália 4, Parque Família, Três Marias, Beira Rio 1 e Beira Rio 2, Sete de Setembro, São Geraldo e São Luís, todos localizados no Distrito de Nova Aparecida, região Norte. A Unidade funciona como um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe do Programa Paidéia - Saúde da Família.

A equipe do Rosália é composta por um médico de família, um pediatra, um ginecologista, um enfermeiro, quatro auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. Os agentes comunitários vão de casa em casa para cadastrar as famílias e, se necessário, a equipe médica será acionada para ir até a residência prestar assistência à saúde dos cidadãos. Os profissionais atuam na promoção à saúde, na prevenção e no atendimento a doentes e, ainda, valorizam a educação em saúde de todas as pessoas da família, com ênfase para gestantes, crianças e idosos.

As pessoas são atendidas na Unidade de Saúde da Família e alguns casos são encaminhados ao Centro de Saúde Anchieta ou são atendidos no Pronto-Socorro Anchieta, unidades que continuam como referência para os 9 mil moradores daquela comunidade.

A equipe realiza atendimento médico e de enfermagem e procedimentos como curativo, aplicação de vacinas e de outros medicamentos injetáveis e exame de prevenção de câncer de colo de útero. Além disso, desenvolve atividades com grupos terapêuticos e em creches, escolas, igrejas e ONGs (Organização Não Governamental). Futuramente, a unidade fará coleta de exames para laboratório duas vezes por semana.

De acordo com Helena Watanabe, enfermeira responsável pelo novo serviço, com a inauguração, a população destes bairros passa a ter um atendimento mais apropriado. Ela diz que, além de facilitar o acesso aos cidadãos, o serviço melhora a capacidade das equipes de solucionar os problemas de saúde mais comuns naquela comunidade.

"A proximidade das equipes com a comunidade amplia a capacidade de detectar os principais riscos e, sobretudo, de intervir, levando em conta também os riscos sócio-culturais. Além disso, fortalece o vínculo entre comunidade e serviço de saúde e propicia o desenvolvimento de atividades terapêuticas individuais e familiares", diz Helena.

A Unidade do Rosália fica na rua Engenheiro Artur Penalva, 137, no Jardim Rosália, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. O serviço é vinculado ao CS Anchieta, que é coordenado pela médica Bernadete Peres Coelho.

Ampliando cuidados

Desde que foi inaugurado, em agosto de 2001, o Programa Paidéia, da Prefeitura de Campinas, já colocou em atividade 120 equipes de Saúde da Família em todas as regiões da cidade. E até o final de 2003, serão 150 equipes atendendo a 150 mil famílias. A meta é implantar 200 até o final de 2004.

Também foram inaugurados os Centros de Saúde União dos Bairros e Carvalho de Moura e doze unidades de saúde da família – Lisa, Rossin, Oziel, Itajaí, Caic Santa Lúcia, Campina Grande, Fernanda, Satélite Iris, Village, Carlos Gomes, Rosália e Jardim Nova América.

Além disso, a Prefeitura colocou em funcionamento o novo Pronto-Socorro São José, as novas dependências do Centros de Saúde São Quirino e São Marcos e o Serviço de Ultrassonografia do Centro de Saúde São José.

Em outubro passado, foram inauguradas as novas instalações no Complexo Ouro-Verde. Agora, além do Pronto-Socorro e do Ambulatório, também estão instalados na área o Laboratório Municipal e o Centro de Imagens.

A Secretaria de Saúde ainda assinou convênio com o Ministério da Saúde que prevê repasse de recursos para construção do Centro de Saúde da Vila União. A previsão é de que as obras estejam concluídas até meados de 2003. Além disso, estão em andamento, entre reformas e construções, 29 obras. Entre elas, as dos Centros de Saúde de Joaquim Egídio, Valença e da Vila 31 de Março. Estão previstas ainda as inauguração do novo Centro de Reabilitação Física.

Todas estas unidades e serviços colocados em ação foram definidos pela população das respectivas regiões durante as discussões do Orçamento Participativo (OP).

A Prefeitura também comprou quatro novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e conseguiu a doação de uma outra. Com as novas aquisições, pela primeira vez, Campinas tem o número de ambulâncias preconizado pela Organização Mundial de Saúde.