Prefeitura interdita minas de água da Vila Nogueira e do Alto Taquaral

10/02/2003

A Prefeitura de Campinas interditou na última sexta-feira, 7 de fevereiro, duas minas na região Leste da cidade, nos bairros Vila Nogueira e Alto Taquaral. A água das nascentes oferece risco para a saúde das pessoas. Análises solicitadas pela Secretaria de Saúde apontaram contaminação por coliformes fecais nos dois locais. Coliformes fecais são bactérias que habitam o intestino do homem e de outros animais.

Além de colocar placas informando que a água está imprópria para consumo humano, agentes comunitários de saúde estiveram no local para informar a população sobre os riscos das pessoas desenvolverem doenças ao consumir o produto. Os Centros de Saúde de Costa e Silva e São Quirino, que respondem pelas duas áreas, também passaram a orientar a população.

De acordo com a direção da Visa Leste (Vigilância em Saúde), muitos cidadãos buscam água nas duas minas para beber. Alguns acreditam, inclusive, que o produto pode curar. Isto tem feito com que pessoas de outros bairros, inclusive, se desloquem até os locais para buscar o produto. Alguns se recusam a acreditar que exista contaminação e até a placa colocada no local na última sexta-feira, 7, informando sobre a situação foi arrancada no final de semana e teve que ser substituída nesta segunda, 10.

A Secretaria de Saúde analisa a água das duas nascentes, de dois em dois meses, há aproximadamente dois anos. Esta não é a primeira vez que os locais são interditados. A Saúde já proibiu o uso da fonte numa ocasião e a Sanasa num outro momento. A água das duas minas continuará a ser monitorada pela Secretaria de Saúde. A Prefeitura também verifica a necessidade de lacrar as nascentes.

De acordo com o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, coordenador da Vigilância Sanitária da Prefeitura, a população tem o hábito de utilizar água de fontes alternativas para beber. "É um risco. A água pode ser um veículo para transmitir micróbios que causam várias doenças ao homem", diz. É importante, de acordo com ele, que as pessoas sejam informadas que o produto pode estar contaminado mesmo que aparentemente esteja livre de resíduos ou cheiros.

Vicente diz ainda que, além de bactérias e outros micróbios, com a expansão da cidade, também há risco de que a água de nascentes esteja contaminada por produtos químicos. O médico informa que a Secretaria de Saúde é responsável por monitorar a água que os cidadãos de Campinas consomem. Isto inclui também a água da Sanasa.