Sábado é dia de vacinação para profissionais da área de odontologia

11/02/2003

Campanha é promovida pelo CRO-SP e
a Prefeitura e a ACDC participam como parceiros

A Prefeitura de Campinas vai vacinar no próximo sábado, 15 de fevereiro, os trabalhadores da área de odontologia, de graça, contra gripe, hepatite B, difteria e tétano (dupla adulto), sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral). Cirurgiões dentistas, técnicos em higiene dental, auxiliares de consultórios dentários, técnicos e auxiliares em prótese dentária, atendentes de consultório e pessoal administrativo e de limpeza de consultório devem procurar a sede da ACDC, no sábado entre 9h e 17h, para tomar as doses. É necessário levar a carteira de vacinação. A ACDC fica na rua Francisco Bueno de Lacerda, 300, no Parque Itália.

Esta é a terceira fase da Campanha. A primeira ocorreu em 17 de agosto e a segunda em 21 de setembro do ano passado. Para participar desta etapa, é necessário ter sido vacinado nas duas fases anteriores. A expectativa da Secretaria de Saúde e da ACDC é vacinar, no sábado, pelo menos, 1,2 mil profissionais. Aqueles que não foram vacinados anteriormente, devem procurar o Centro de Saúde para receber a primeira dose ou, se quiserem, podem tirar as dúvidas na ACDC no próprio sábado.

A vacinação é uma iniciativa do CRO-SP (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) em parceria com a Secretaria de Saúde e a ACDC (Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas). As doses disponibilizadas são as utilizadas na rotina pela Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais que vão trabalhar no dia são da Prefeitura e do CRO-SP.

De acordo com Isamu Murakami, coordenador da área de Saúde Bucal da Prefeitura, os profissionais da área de odontologia estão muito expostos a determinadas doenças. E, embora façam uso de todos os recursos disponíveis para proteção, com luvas, máscaras, óculos e outros, ainda é significativo o número de trabalhadores infectados, principalmente pela hepatite B.

"Por este motivo, é muito importante que as pessoas que participaram das duas primeiras etapas procurem a ACDC neste sábado. Quem não teve a oportunidade, deve se dirigir ao Centro de Saúde", diz Isamu.

O dentista Anésio Corat Júnior, delegado do CRO-Secccional Campinas, informa que a Secretaria de Saúde também está programando para, a partir de março, a vacinação dos alunos de Faculdades, Universidades e cursos técnicos de odontologia, de acordo com a disponibilidade de cada instituição.

"É importante que este público seja vacinado ainda na graduação", afirma Anésio. A promoção da vacinação para estas pessoas deve ser anual para atingir alunos novos e resgatar os não vacinados.

Informações podem ser obtidas no CRO-Seccional Campinas (fone: 19 3233 3504), na ACDC (fone: 19 3272 4400) e na Secretaria de Saúde de Campinas (19 3735 0173).