Prefeitura intensifica fiscalização de terrenos

14/02/2003

A partir desta semana, a Prefeitura de Campinas está mais rígida com os proprietários que deixarem seus terrenos tomados pelo mato e sujeira. Nestas condições, estas áreas representam risco para a saúde pública porque transformam-se em ambientes propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, e para outros insetos e animais que podem transmitir doenças. De acordo com a Cofit (Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos), Campinas tem, atualmente, aproximadamente 92 mil terrenos.

Para agilizar a fiscalização destas áreas, representantes da Secretaria de Saúde reuniram-se esta semana com os profissionais da Cofit. As equipes estabeleceram um fluxo para agilizar a identificação dos proprietários e, se necessário, notificar e aplicar multas. Representantes das Visas (Vigilâncias em Saúde) foram treinados para atender a este procedimento.

O primeiro passo é localizar o proprietário. Então, ele é notificado e tem 10 dias para promover a limpeza. Se o responsável não promoveu a limpeza e não entrou com recurso, ele é multado. A partir daí, tem oito dias para realizar o trabalho ou é multado em dobro. Para os casos graves, em áreas onde existe risco para a dengue, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos juntamente com profissionais da saúde faz a limpeza e cobra o trabalho do proprietário.

As primeiras áreas da cidade a serem submetidas a estes procedimentos são os terrenos localizados na Vila Industrial e São Bernardo, região Sul. Desde janeiro, já foram registrados 34 casos autóctones de dengue nestes dois bairros. Em toda cidade, são 53. Caso autóctone é aquele em que a pessoa é infectada no local onde mora.

Mais ações - Na segunda-feira, 17, ocorre mutirão contra a dengue na área do Jardim Flamboyant, região Leste da cidade. Na terça, 18, as ações são na área do CS (Centro de Saúde) Perseu Leite de Barros, região Noroeste. Quarta-feira, 19, a limpeza ocorre na área do CS Santa Bárbara, região Norte. Na quinta, os trabalhados serão desenvolvidos na abrangência do CS Tancredão, Sudoeste da cidade, e, na sexta, 21, na Vila Rica, região Sul. As equipes do Distrito de Saúde Norte estão programando uma ação de combate à dengue em parceria com os calouros da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Estatística – Campinas registrou, desde janeiro, 80 casos de dengue. Deste total, 53 são autóctones, 26 são importados e 1 ainda está sendo investigado. Até o momento, não foram confirmados casos de dengue hemorrágica. Em 2002, foram 1458 confirmações, sendo 1246 autóctones.