Equipes da Saúde continuam mobilizadas para atender prejudicados pela chuva

19/02/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas prossegue nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, mobilizada para acolher e prestar assistência às famílias atingidas pelos alagamentos ocasionados pelo temporal da última segunda-feira, 17. As equipes do Paidéia – Saúde da Família que atuam nas áreas atingidas orientam as pessoas sobre como limpar a residência, distribuem sacos de lixo, água potável, luvas e hipoclorito.

Também informam sobre o risco de doenças que podem ocorrer com quem teve contato com as águas, quando procurar a equipe de saúde e sobre como evitar acidentes. Todos os Centros de Saúde estão arrecadando roupas, alimentos, colchões e calçados. E ainda estão dando suporte para cadastrar e priorizar aqueles que necessitam de cestas básicas.

Na região Norte da cidade, de acordo com o Distrito de Saúde, 468 famílias prejudicadas pelo temporal estão recebendo assistência das equipes do Paidéia. Não há desabrigados. Todos já puderam voltar para suas casas ou estão acomodados em residências de parentes. Apenas a área rural de Barão Geraldo, onde está instalado a Unidade de Saúde da Família do Village, continua alagada. O Centro de Saúde São Marcos e a Unidade do Rosália, que foram atingidos em parte, já atuam normalmente. No Centro de Saúde Santa Bárbara, a energia elétrica e as linhas telefônicas devem voltar a operar normalmente na tarde desta quarta.

Na região Sul, as áreas mais atingidas estão na abrangência dos Centros de Saúde da Vila Ipê, Esmeraldina, Orosimbo Maia, Paranapanema e da Unidade de Saúde da Família do Parque Oziel. Todas as famílias já puderam retornar para suas residências.

A situação mais grave ocorreu no Jardim Tamoyo, no Esmeraldina. Entretanto, as 42 famílias atingidas já retornaram para suas casas. Elas receberam comida, colchões, cobertores, além de sacos de lixo, luvas e hipoclorito. Agentes de saúde orientaram sobre probabilidade de doenças, vacinação e como proceder em caso de febre e/ou outros sintomas.

Na Noroeste, na área do Centro de Saúde Florence, no Satélite Íris II, 15 famílias tiveram que deixar suas casas. Sete delas estão alojadas na Escola Estadual Satélite II e as demais estão em frente à cooperativa. Há risco de desabamento para sete residências. No Núcleo Residencial Três Estrelas, no Florence II, 40 famílias tiveram suas casas alagadas. Não houve necessidade de remoção. Uma casa e a edícula de outra desabaram e as famílias foram removidas para o residencial São Luís.

Na área do Centro de Saúde Floresta, no Campinas Grande, cinco famílias estão alojadas na Escola Estadual Antônio Nobre. No Centro de Saúde Integração, 12 casas foram alagadas. Entretanto, não houve necessidade de remoção dos moradores.

Na área do Balão do Laranja, os núcleos Armet, Anchieta e Sapucaí foram atingidos. Doze residências foram alagadas e uma desmoronou. As pessoas estão em casa de familiares. A Defesa Civil avalia a necessidade de interdição de outras residências. No Jardim Novo Campos Elíseos e no residencial Jardim Palmares, área do Perseu Leite de Barros, casas foram alagadas. Não houve necessidade de remoção das famílias.

Vários Centros de Saúde da região sofreram danos e necessitam de pequenas correções. No entanto, apenas a Unidade de Saúde da Família do Lisa está com atendimento interrompido. A medida foi necessária porque a rua que dá acesso ao serviço foi destruída.

As equipes de Saúde do Distrito Noroeste, além de orientações e apoio para limpeza, estão promovendo vacinação contra tétano e difteria. As atividades de remoção dos moradores estão sendo feitas em parceria com Associação de Moradores e Secretaria de Assistência Social. ONGs (Organizações Não Governamentais) e ARs (Administrações Regionais) são parceiras na arrecadação de alimentos, roupas e colchões para atender quem perdeu tudo.

Na região Leste, as pessoas afetadas estão recebendo assistência em casa, no caso das áreas alagadas, e nos abrigos providenciados para atender as famílias atingidas. As mais atingidas são as famílias da rua Moscou, Parque Imperador e do Beco de Sousas. No caso dos abrigos, as equipes do Paidéia – Saúde da Família estão visitaram os locais para identificar as necessidades das pessoas. Os agentes comunitários de saúde orientam sobre a limpeza do local, principalmente banheiros.

Os profissionais de saúde desenvolvem ações educativas e orientam sobre doenças como leptospirose, hepatite A, tétano e verminoses. As pessoas estão sendo orientadas para vacinação, como evitar acidentes e quando procurar a equipe de saúde.

Na região Sudoeste, na área dos Centros de Saúde Dic 1 e São Cristóvão, as equipes do Paidéia montaram uma rede de ajuda com o Conselho Local de Saúde, Associação de Moradores e síndicos dos conjuntos habitacionais para arrecadação de alimentos, cobertores, colchões etc.

Os agentes comunitários estão cadastrando famílias com maiores dificuldades. Informações com relação a cuidados a serem adotados para prevenção de doenças também estão sendo dadas por meio de carro de som. Os profissionais de saúde se organizaram para dar atenção especial a recém-nascidos, gestantes e idosos.

Há dois abrigos na área do CS Dic 1 e 1 na área do São Cristóvão. A alimentação dos abrigados do Dic 1 está sendo feita no Centro de Convivência Tear das Artes, equipamento da Secretaria de Saúde.

Na área do CS Aeroporto, as equipes do Paidéia colaboram na limpeza do abrigo da casa da Sopa. Os profissionais ainda trabalham na identificação e encaminhamento da população em risco, desabrigados ou desalojados. Nos CSs Dic 3 e Vista Alegre, as famílias atingidas estão recebendo atenção, orientações e apoio e visita das equipes.

Os Centros de Saúde estão orientando que a população não busque água em minas ou nascentes porque há risco de contaminação.