Região do Oziel recebe telas contra a dengue

20/02/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas prossegue nestas quinta-feira e sexta-feira, 20 e 21 de fevereiro, com a colocação de telas em caixas d’água no Parque Oziel, região Sul de Campinas. O equipamento é fixado nas caixas sem tampa ou com tampas adaptadas ou com problema de vedação. O objetivo é impedir que a fêmea do Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue, deposite seus ovos nos recipientes. A estimativa da Secretaria de Saúde é que as telas sejam fixadas em caixas d’água de aproximadamente 1 mil residências.

Também nestas quinta-feira e sexta-feira, 20 e 21 de fevereiro, as equipes atuam na aplicação de inseticida no Profilurb, área do Dic 1, região Sudoeste da cidade. Caso chova, a ação será interrompida. As atividades são realizadas em parceria com a Sucen (Superintendência do Controle de Enedemias).

Na segunda-feira, 24, a Secretaria de Saúde promove arrastão contra a dengue na área do Centro de Saúde Taquaral, região Leste. Moradores serão incentivados a eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Agentes de saúde alertam sobre os perigos da dengue e dão orientações sobre prevenção.

Na terça-feira, 25, a ação acontece na área do Centro de Saúde Integração, região Noroeste. Na quarta-feira, 26, as atividades ocorrem no Centro de Saúde Santa Mônica, Norte da cidade. Quinta, 27, é a vez do Centro de Saúde Tancredão, na Sudoeste, e sexta-feira, 28, o arrastão ocorre na abrangência do Centro de Saúde Faria Lima.

A partir da próxima semana, as equipes de saúde iniciam a pesquisa sobre a infestação do mosquito da dengue. A operação é chamada tecnicamente de índice de breteau. Também na semana que vem, serão intensificadas buscas ativas nas áreas onde estão sendo confirmados casos. O objetivo é melhorar ainda mais a investigação de casos.

Campinas registrou, em 2003, 95 casos de dengue, sendo 65 deles autóctones – contraídos no próprio município. Também há 28 casos importados e dois em investigação. Em 2002, foram registrados 1.458, sendo 1.246 autóctones. No mesmo período do ano passado, o município havia confirmado 212, sendo 151 autóctones.

Volta ao índice de notícias