Equipes do Paidéia – Saúde da Família reforçam atendimento aos atingidos pelo temporal

21/02/2003

A Prefeitura de Campinas reforçou ainda mais o esquema de atendimento às famílias atingidas por alagamentos ocasionados pelo temporal da última segunda-feira, 17 de fevereiro. O reforço ocorre com a atuação das equipes do Paidéia – Saúde da Família, que estão se deslocando dos Centros de Saúde para locais próximos aos moradores. No total, a Secretaria de Saúde tem 150 profissionais mobilizados para atender aos acometidos pelo temporal, além de ter disponibilizado toda estrutura dos Centros de Saúde da cidade.

No Jardim Paraíso de Viracopos, região Sudoeste da cidade, um dos mais prejudicados com o temporal, a equipe do Centro de Saúde Aeroporto se deslocou nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, para atender num local de mais fácil acesso para os moradores.

Os 12 agentes comunitários de saúde, dois médicos, uma enfermeira e quatro auxiliares de enfermagem trabalharam no acolhimento e assistência aos moradores. As atividades aconteceram na Casa da Sopa e também em visitas às residências. De acordo com levantamento da Prefeitura, no Paraíso de Viracopos, 90 casas foram alagadas e 45 famílias perderam tudo.

Os cidadãos receberam vacina contra tétano e difteria, passaram por consultas médicas e, quando necessário, receberam medicação. Também foram orientados quanto aos cuidados com a limpeza das residências e sobre como proceder no caso de febre e ou algum outro sintoma de doença. Os moradores também receberam sacos de lixo, água potável, luvas e hipoclorito.

"O movimento foi grande. Por isso, estamos avaliando a necessidade de prosseguir com as ações na própria comunidade na segunda-feira, 24", informa a médica Lílian Cristina Martins, coordenadora do Centro de Saúde Aeroporto.

No Planalto de Viracopos e Parque das Indústrias, que estão na abrangência do Centro de Saúde São Cristóvão, também na região Sudoeste, desde terça-feira, 18, as equipes estão atuando nas comunidades. Nestas quinta-feira e sexta-feira, 20 e 21, no Planalto de Viracopos, houve vacinação nas casas e as pessoas receberam orientações quanto às possíveis doenças. O Planalto de Viracopos teve cerca de 35 famílias mais prejudicadas com o temporal, sendo 91 adultos, 30 crianças e uma gestante.

De acordo com a enfermeira Eliana Cristina Petoilho, coordenadora do Centro de Saúde São Cristóvão, as famílias também receberam cloro, alimentos e colchões. Os alimentos e colchões foram arrecadados pelo Centro de Saúde e também por meio da parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Na próxima segunda-feira, 24, as atividades prosseguem com os profissionais do Paidéia atuando no Parque das Indústrias, onde 93 adultos, 29 crianças, um recém nascido e uma gestante foram os mais atingidos. As atividades dão ênfase aos idosos, bebês e às mulheres grávidas.

Eliana explica que as famílias são informadas sobre o risco das doenças que podem ocorrer com quem teve contato com as águas, quando procurar a equipe de saúde e sobre como evitar acidentes, além de receberem vacina e medicamentos, se necessário.