Saúde prossegue com ações para combater a dengue

25/02/2003

A Secretaria de Saúde prossegue esta semana, de 24 a 28 de fevereiro, com as ações de combate à dengue nas cinco regiões de Campinas. As atividades incluem prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que provoca a doença, busca de casos suspeitos e divulgação de informações por meio dos agentes comunitários e de outros profissionais de saúde. A população também é incentivada a continuar mobilizada para a eliminação dos criadouros.

Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, ajudantes de controle ambiental atuaram na Subprefeitura e Delegacia da área do Padre Anchieta, região Norte da cidade. Houve limpeza de áreas e colocação de telas em caixas d’água.

Também houve arrastão contra a dengue na área do Centro de Saúde Taquaral, região Leste. Moradores foram incentivados a eliminar focos do mosquito. Agentes de saúde alertaram moradores sobre os perigos da doença e deram orientações sobre prevenção.

Na região Noroeste, também nesta segunda, agentes comunitários de saúde receberam treinamento para intensificar fiscalização em terrenos. Nesta terça-feira, 25, ocorre coleta de possíveis criadouros na Vila Castelo Branco, área do Centro de Saúde Integração. As equipes ainda prosseguem com colocação de telas em caixas d’água em residências do Projeto Uruguai.

Na quarta-feira, 26, no Jardim Roseira e Vila Perseu, os profissionais da Saúde promovem cata-bagulho. Os dois bairros estão na abrangência do Centro de Saúde Perseu Leite de Barros. Também há atividades para eliminação de criadouros na área do Centro de Saúde Floresta. Na quinta-feira, 27, no Jardim Roseira e Vila Perseu, as equipes iniciam desinsetização.

Também na quarta-feira, 26, ocorrem atividades no Centro de Saúde Santa Mônica, Norte da cidade. As equipes realizarão arrastão e darão orientações às pessoas. Quinta, 27, é a vez dos moradores do Centro de Saúde Tancredão, na Sudoeste, serem orientados e, na sexta-feira, 28, o arrastão ocorre na abrangência do Centro de Saúde Faria Lima.

As equipes de saúde também iniciam, esta semana, mais um levantamento sobre a infestação do mosquito da dengue. A operação é chamada tecnicamente de pesquisa de índice de breteau.

Campinas registrou, em 2003, 102 casos de dengue, sendo 67 deles autóctones – contraídos no próprio município. Também há 34 casos importados e um em investigação. Em 2002, foram registrados 1.458, sendo 1.246 autóctones. No mesmo período do ano passado, o município havia confirmado 212, sendo 151 autóctones.

Volta ao índice de notícias