Secretaria de Saúde alerta viajantes para a necessidade da vacina contra febre amarela

25/02/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas está alertando a população para a necessidade de tomar a vacina contra a febre amarela. A orientação está sendo reforçada por causa da proximidade do Carnaval, quando é grande o número de pessoas viaja para regiões onde há casos da doença.

Atualmente, a área com o maior número de casos no Brasil é a região do Serro, Minas Gerais, onde, até 18 de fevereiro, foram registrados 41 casos, com 15 mortes. Outros 24 casos e sete óbitos estão em investigação. O alerta vale para outras áreas de Minas Gerais e mesmo para regiões do Estado de São Paulo próximas aos rios Grande e Paraná.

A Secretaria de Saúde também aconselha a vacinação para quem for para Estados do Centro-Oeste e Norte e para algumas áreas do Maranhão.

No Estado de São Paulo, o 0800-555466 informa quais regiões estão em alerta. Também é possível, por este mesmo número, saber em quais postos a vacina está disponível.

Em Campinas, as pessoas podem tomar a dose no Centro de Saúde Faria Lima, às quartas, das 9h às 13h, e às sextas, das 14h às 18h, e no Centro de Saúde do Balão do Laranja, às quintas-feiras, das 14h às 18h. No Aeroporto de Viracopos, as doses estão disponíveis de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h. A vacina é gratuita.

A vacina vale por 10 anos e deve ser tomada com dez dias de antecedência. No entanto, mesmo quem vai viajar no carnaval e ainda não tomou a dose, deve se vacinar, já que pode ocorrer da pessoa ficar no local mesmo depois do término do Carnaval.

A febre amarela é uma doença grave. Cerca de 40% dos casos são fatais. Nas cidades, o vírus pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, dores musculares e vômito. Nos casos mais graves, a doença pode comprometer os rins, afetando em seguida outros órgãos como fígado e pulmões. No quadro mais avançado, a pele e os olhos ganham cor amarelada.

Volta ao índice de notícias