Prefeitura aplica vacina contra tétano e difteria em atingidos por enchentes

26/02/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas está vacinando, nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a população do Parque Imperador contra difteria e tétano. A comunidade, localizada na região Leste da cidade, foi uma das mais atingidas pelo temporal do último dia 17.

Nestas segunda-feira e terça-feira, as equipes do Centro de Saúde São Quirino, responsáveis pela área, alertaram as pessoas sobre a necessidade de tomar a vacina e informaram sobre o local onde as doses estariam disponíveis.

A vacinação está ocorrendo na rua Antônio Veiga, 22, no Parque Imperador. O local, provisório, foi cedido por um morador do bairro. A atividade está programada para esta quarta-feira. No entanto, se necessário, poderá ocorrer também nesta quinta-feira, 27.

O contato com a água das enxurradas e com a lama facilita a transmissão de doenças. Algumas, como o tétano e a difteria, podem ser prevenidas por meio de vacina. As doses são gratuitas. Se possível, a pessoa deve levar a carteira da vacinação. Caso tenha perdido ou não possua, o cidadão receberá o documento no local.

Alerta

O Núcleo de Saúde Coletiva do CS São Quirino também está orientando a população das áreas atingidas pelas enchentes para os riscos de outras doenças para as quais não existe vacina como diarréias, leptospirose, verminoses e problemas de pele. No entanto, de acordo com os profissionais do Núcleo, alguns cuidados podem ser adotados para evitar estas enfermidades.

As orientações para evitá-las estão sendo divulgadas na comunidade, por meio dos agentes comunitários e de outros profissionais de saúde. São cuidados como retirar a lama e a água da enchente, se possível, usando botas ou luvas ou sacos plásticos nas mãos e nos pés. Lavar tudo que foi atingido com água e sabão, desinfetando em seguida com hipoclorito a 1%. E jogar alimentos molhados no lixo.

As equipes orientam as pessoas também para, no caso de febre e ou diarréia, dores no corpo, pele amarelada ou vômitos, procurar o Centro de Saúde imediatamente. Outra recomendação divulgada pelo Núcleo é a de que as pessoas não devem usar água da mina da Vila Nogueira.

O hipoclorito pode ser retirado no Barracão da Dona Genalva, no Núcleo Profissionalizante São João Batista, no Núcleo do Jair ou no Centro de Saúde São Quirino.

Volta ao índice de notícias