Prefeitura vai distribuir, de graça, 235 mil camisinhas no Carnaval

26/02/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas vai disponibilizar, gratuitamente, para a população 235 mil camisinhas durante o Carnaval 2003. Deste total, 200 mil foram adquiridas pela Prefeitura, especificamente para a ocasião, e 35 mil foram repassadas pela Secretaria de Estado.

Os preservativos serão distribuídos nos desfiles das escolas de samba, no sábado e no domingo, e nos bailes populares e clubes em toda cidade, nos quatro dias de folia. A quantia é equivalente ao que a Secretaria de Saúde distribui mensalmente nos Centros de Saúde e demais serviços da rede municipal.

As equipes da Secretaria de Saúde, sob coordenação do Programa Municipal de DST/AIDS, estarão fazendo a distribuição dos preservativos e orientando a população sobre a importância do seu uso para a proteção às DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

A preocupação com as doenças transmitidas por via sexual é maior no Carnaval, quando aumenta o risco de infecção por causa do contexto, do sentido da festa. De acordo com a coordenadora do Programa de DST/AIDS de Campinas, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Ilário, após o Carnaval, aumenta o número de pessoas que procuram o Amda Ambulatório Municipal de DST/AIDS) e de ligações para o Disk Aids (3234 5000) e para o Coas (Centro de Orientação e Apoio Sorológico 3236 3711).

"A procura por estes serviços aumenta porque as pessoas se arriscam mais no Carnaval", diz. De acordo com Cristina, por isso, os profissionais de saúde vão sensibilizar os foliões para que brinquem e se divirtam protegendo a saúde, a vida, ou seja, fazendo sexo com preservativo.

A Campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval 2003 traz como garota-propaganda a cantora Kelly Key. Ela vai atuar lembrando que sexo frágil é sexo sem camisinha. É neste sentido também, segundo Cristina, que a Secretaria de Saúde de Campinas vai atuar.

A idéia da campanha é chamar a atenção principalmente do público feminino jovem. É entre esta população que mais tem crescido a infecção pelo HIV no Brasil.

Referência

Campinas é reconhecida no Brasil como modelo na assistência e tratamento da Aids e quer, agora, se tornar referência também na área de prevenção a infecção pelo HIV e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A cidade tem notificados 3.407 casos de Aids de 82 até novembro de 2002. Deste total, 60% já foram a óbito (2.044). Do total de registros, 2.559 são homens e 845 são mulheres, proporção de aproximadamente três casos em homens para cada caso em mulheres. Na década de 80, início da epidemia, esta proporção era em média de 50 homens para cada mulher.