São José completa 25 anos e busca resgatar sua história

02/02/2004

Denize Assis

Mais de 80 pessoas, entre servidores, usuários e gestores, reuniram-se na última terça-feira, 27 de janeiro, no Centro de Saúde (CS) São José num evento que deu início às comemorações de 25 anos de funcionamento da unidade. A coordenação do serviço fez da reunião uma oportunidade para incentivar a comunidade a resgatar a história do Centro de Saúde que, atualmente, é referência para uma população de mais de 55 mil pessoas de 28 bairros, duas ocupações e fazendas e chácaras da região Sul da cidade.

A idéia é apresentar o histórico em maio, numa grande festa de aniversário. Segundo o médico sanitarista Rubens Bedrikow, coordenador do CS São José, no encontro, serão analisados os avanços obtidos desde a inauguração da unidade e apontadas prioridades para o próximo período. "O objetivo é valorizar o trabalho daqueles que nos precederam e indicar o rumo que devemos seguir. Também queremos tornar mais sólida a parceria entre a comunidade e o serviço de saúde", diz Rubens.

A aposentada Maria Barbosa Caraca, de 74 anos, conta que o CS foi inaugurado em maio de 1979, depois de várias reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da comunidade. Ela integrou a primeira equipe a trabalhar na unidade e desempenhava a função de visitadora. "A gente ia até as residências e pesava as crianças. Agradeço a oportunidade de ter colaborado com este importante centro por 10 anos, o que me proporciona orgulho e muita saudade", diz.

A auxiliar de enfermagem Maria Eunice da Silva, de 52 anos, faz parte da equipe do CS São José há mais de 15 anos. Ela ressalta os avanços conquistados pelo Centro de Saúde, principalmente nos últimos três anos com a implantação do Paidéia – Saúde da Família. "Hoje contamos com uma equipe reforçada, comprometida com a comunidade. Também dispomos de aparelho de Raio X e uma farmácia abastecida. O papel do conselho local de saúde e da comunidade também tem sido fundamental neste processo", afirma.

O motorista de táxi Paulo Eugênio Maziro, de 48 anos, avalia que a ampliação do CS nos últimos três anos proporcionou muitas melhorias para as condições de saúde da comunidade. "Antes, o acesso era difícil. Hoje, com a inauguração do módulo do Paidéia do Monte Cristo, ficou muito mais fácil. Conseguimos muitas outras melhorias, somos bem acolhidos, temos medicamentos gratuitos e uma equipe que realmente nos trata como família", diz.

Para facilitar o acesso dos moradores, o Centro de Saúde São José foi ampliado nos últimos três anos com a inauguração dos módulos do Paidéia do Jardim Monte Cristo, Oziel e Nova América. No total, incluindo a atenção nos módulos, o CS São José realiza 7 mil consultas médicas por mês. Também são feitos 457 procedimentos gerais por dia, incluindo eletrocardiograma, inalações, curativos, vacinas, aferição de pressão entre outros.

Dos 55 mil habitantes para os quais o São José é referência, 5 mil são crianças, 13 mil estão na faixa etária de 10 a 19 anos, 12 mil são idosos e 25 adultos. 90% desta população é totalmente dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CS São José fica na rua José Carlos do Amaral Galvão, 184, Jardim São José, e funciona das 7h às 19h. Os telefones são 3229 9867 e 3227 5961. Os módulos do Oziel, Monte Cristo e Nova América mantêm funcionamento de até 8 horas.