Mário Gatti garante cinco anos de modernização

06/02/2004

Para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, que será contemplado com parte da verba destinada pelo Governo Federal, estes recursos, em torno de R$ 3, 4 milhões, irão garantir a adequação física e a modernização tecnológica para os próximos cinco anos de funcionamento.

"Esse investimento permitirá um aumento significativo nas ações de saúde, mesmo porque, nosso hospital, nas administrações anteriores, foi excluído de importantes repasses de verba, como exemplo do Reforsus e Pró-Onco, que garantiram cerca de R$ 6 bilhões para vários hospitais do Brasil", afirma Adail Rollo, diretor-presidente do hospital.

Rollo esclarece que a verba recém-aprovada possibilitará a execução de três grandes projetos no Mário Gatti, que serão concluídos ainda este ano.

Entre eles, está a transferência do Pronto-Socorro Infantil, atualmente instalado em prédio alugado na rua São Carlos, para o complexo anexo ao Pronto-Socorro Adulto. Para esse projeto estão reservados recursos de R$ 992 mil. A mudança vai melhorar o fluxo de pacientes e, ainda, oferecerá maior espaço físico em dependências amplas e arejadas.

UTI. Outro investimento, com recursos de R$ 903 mil, está reservado para a aquisição de equipamentos para serviços de urgência e emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo Adail Rollo, este montante resultará num aumento de mais quatro leitos de UTI adulto. Para o terceiro projeto, de modernização tecnológica das áreas cirúrgicas, está reservada uma verba de R$ 1,5 milhão.

O montante vai garantir a renovação de todos os equipamentos da área de anestesia, e a compra de novos aparelhos utilizados na área de neurocirurugia e na realização de vídeocirurgia.

"Vamos elevar o serviço de neurologia e neurocirurgia a um nível máximo de resolução", garante Adail Rollo, lembrando, também, que a videocirurgia vai possibilitar a redução do tempo de permanência no hospital do paciente internado, além de minimizar os riscos cirúrgicos.

"É importante frisar que a execução de todos esses projetos exigem uma contrapartida de 20% do Governo Municipal na totalidade dos recursos e, é preciso lembrar, que essa contrapartida já está garantida", diz ele.

Investimentos. Nos últimos três anos, o Mário Gatti investiu cerca de R$ 1,8 milhão do orçamento municipal em melhorias. Nesse investimento está incluído a adequação da área da lavanderia, a reforma no complexo de oncologia, com a troca da pastilha de cobalto do aparelho de radioterapia e a obras no ambulatório de especialidades. Também houve a aquisição de equipamentos nas áreas de urgência e emergência e apoio diagnóstico.

Com esse esforço da administração, conforme explica Adail Rollo, foi possível a ampliação de duas salas cirúrgicas, dez novos leitos de UTI e doze leitos de neurocirurgia.

Quanto ao quadro de funcionários, houve, desde 2001, no HMMG, a contratação de 180 novos servidores.

Segundo Adail, a folha de pagamento do hospital, em dezembro de 2000, era de R$ 2,5 milhões mensais e, em 2003, passou para R$ 3,5 milhões. Ele lembra, ainda, que a média de horas extras em 200 era de 200 mensais.

Em 2003 essa média passou para 3.800.