Centro de Zoonoses recebe melhorias na infra-estrutura

06/02/2004

O recurso liberado pelo Ministério da Saúde possibilita um investimento de aproximadamente R$ 780 mil para ampliar e modernizar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade, sendo R$ 650 recursos federais e R$ 130 mil municipais. A reforma da unidade inclui modificações na estrutura física dos canis de apreensão e de observação, da sala de necrópsia e da área de manutenção de grandes animais.

"As modificações foram programadas para facilitar a alimentação dos animais e higienização dos abrigos. E também vão proporcionar condições mais adequadas para o acolhimento do animal durante o período em que ele permanecer apreendido, conforme prevê a lei", diz o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, coordenador do CCZ.

Também está prevista reforma e adaptação do sistema de captação, drenagem e tratamento dos resíduos e adequação das instalações para garantir as condições de saúde do trabalhador. O objetivo, de acordo com Ricardo, é proporcionar mais segurança e minimizar riscos de acidentes, de doenças por esforço repetitivo e por outras condições inadequadas.

Parte da verba será destinada para adquirir equipamentos, implementar ações já desenvolvidas e sistematizar dados epidemiológicos. O projeto prevê ainda consolidar o programa de educação em saúde com a comunidade que inclui conscientizar sobre a prática da posse responsável de cães e gatos. "A idéia é incrementar nossas ações para melhorar a atuação do CCZ, principalmente no quesito educação em saúde", diz Ricardo.

Nova fachada. O conjunto de ações programadas pela Prefeitura para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem início já no próximo domingo, 8 de fevereiro. Os muros do prédio onde funciona a sede do CCZ, na rua das Sapucaias, 115, serão pintados e decorados com painéis temáticos confeccionados pelos grafiteiros do Movimento Hip Hop.

A programação do dia, que começa às 8h30, inclui exposições de exemplares de escorpiões, aranhas e morcegos entre outros animais sinantrópicos. No evento, que é aberto ao público, haverá também uma barraca onde as pessoas vão poder conhecer o ciclo de vida do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

"Os visitantes vão poder conhecer um kit com ovo, larva, pupa e o mosquito na fase adulta, além de larvas vivas", informa o médico veterinário coordenador do CCZ. Segundo Ricardo, as pessoas ainda vão aprender a eliminar criadouros – locais que acumulam água – e receber folhetos educativos com dicas sobre como fazer limpeza de caixas d’água entre outras providências.

O evento está sendo organizado pelos funcionários do CCZ, Organizações Não Governamentais (ONGs) e pelas entidades protetoras Associação Amigos dos Animais de Campinas (AAAC) e Grupo Amigos dos Animais de Rua (GAAR). "O objetivo é anunciar a reforma e reforçar o vínculo da comunidade com o serviço", diz Ricardo.

Centro Cirúrgico. O CCZ também será beneficiado com um investimento de R$ 16 mil, da Câmara Municipal, para equipar o Centro Cirúrgico. O processo de compra de materiais para equipar o centro já foi iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com a nova unidade, prevista para estar em funcionamento ainda este ano, o CCZ vai poder esterilizar parte dos animais que são apreendidos. "A castração facilita muito a aquisição do animal por parte de um novo dono. É um estímulo a mais para que as pessoas adotem", diz.