Reforço na assistência móvel

06/02/2004

O Centro de Referência em Reabilitação Física da Prefeitura será beneficiado com a aquisição de mais um veículo para o transporte de pessoas com lesão medular e outras deficiências adquiridas, como vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e amputados. Atualmente, a unidade atende a uma média de 300 pessoas por dia e uma grande parcela delas necessita de transporte para o trajeto entre a residência e o Centro de Reabilitação. A ambulância vai custar R$ 51.946.

De acordo com Osmarina Ruiz, coordenadora da área de Reabilitação Física do município, hoje este transporte é feito com apenas um veículo, o que limita o atendimento para 30 pessoas por semana. "Com a aquisição, o centro conquistará uma maior autonomia no transporte de pacientes, tanto no tratamento clínico como nas ações de inclusão social que compreendem atividades esportivas, transporte adaptado e oficinas terapêuticas externas", diz.

O veículo também vai permitir que a equipe técnica faça visitas domiciliares, no ambiente de trabalho e na escola entre outros locais. "Tudo isto melhora nossa assistência e qualifica o atendimento", afirma a coordenadora. Segundo Osmarina, a manutenção, combustível e motoristas para o veículo vão entrar como contrapartida da Prefeitura.

O Centro de Referência em Reabilitação Física é um serviço da Prefeitura, vinculado à Secretaria de Saúde, e presta assistência multidisciplinar a crianças e adultos com deficiência permanente ou temporária.

A unidade é referência para pessoas que necessitam de reabilitação em ortopedia, colocação de órteses e próteses, cidadãos acometidos por seqüelas em função de derrame cerebral, seqüelas de tumores, lesão medular e crianças que precisam de clínica de fonoaudiologia ou com seqüelas neurológicas. O atendimento é gratuito.

O serviço desenvolve um modelo de reabilitação com enfoque na inclusão social. Os usuários podem permanecer na unidade parte do dia ou em período integral. Além da assistência clínica, no local, as pessoas podem desenvolver atividades artesanais, físicas e participar de oficinas. A Prefeitura disponibiliza uma linha de ônibus com itinerário do Centro de Campinas até o Centro de Referência, que fica na rua Atílio Miatto, 210, Vila Santana II, em Sousas. O telefone é 3258-6011.