Campinas vai implantar cartão-SUS

06/02/2004

O convênio oficializado com o Ministério da Saúde vai possibilitar ainda a implantação do cartão-SUS no município. O repasse será de R$ 433.070. O projeto prevê que cada pessoa tenha um cartão por meio do qual o serviço de saúde terá todas as informações relativas aquele paciente. São dados como nome da equipe de referência do Paidéia, resultados de exames, problemas de saúde, que medicamentos o usuário toma e até detalhes relacionados aos riscos de desenvolver doença.

O médico sanitarista Roberto Marden, diretor de saúde de Campinas, diz que o usuário vai se beneficiar muito com o novo sistema. Segundo ele, com o acesso facilitado aos dados, o sistema ganha racionalidade. "Isto melhora a qualidade da assistência já que diminui o tempo de espera para consultas e procedimentos especializados", afirma.

A meta da Secretaria de Saúde é cadastrar pelo menos 60% dos moradores de Campinas até dezembro de 2004. As áreas com condições de vida mais adversas serão priorizadas. O intuito é cadastrar 90% da população das regiões Noroeste e Sudoeste, 70% da região Sul e 50% da Leste e da Norte. O cadastramento total deve estar concluído em março de 2005.

Os dados serão coletados pelos agentes comunitários de saúde, durante expediente normal, e por outros 100 profissionais que devem complementar o trabalho aos finais de semana e período noturno. O objetivo destes últimos é recolher dados dos moradores dos domicílios encontrados fechados durante a semana ou no período comercial. Os cadastradores vão passar por capacitação.

Para garantir a infra-estrutura mínima para a execução do projeto, a Prefeitura vai comprar e instalar 200 microcomputadores em toda a rede de serviços, instalar um servidor da base de dados e desenvolver programas de acordo com a necessidade do sistema.

Volta ao índice de notícias