Debate vai tratar do papel do pediatra na equipe de saúde da família e no Paidéia

10/02/2004

Denize Assis

A Sociedade Brasileira de Pediatria, com apoio da Secretaria de Saúde de Campinas e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), promove nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, debate sobre "O papel do médico pediatra na equipe de saúde da família e a experiência do Programa Paidéia de Campinas".

O evento acontece às 14h, no auditório da SMCC, que fica na rua Delfino Cintra, 63, Centro. O debate é aberto aos profissionais da área de saúde e tem como foco principal os pediatras da rede municipal de saúde e os médicos do Paidéia.

Na mesa de debates estarão presentes a secretária de Saúde de Campinas, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, o atual presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Lincoln Marcelo Silveira Freire, o presidente eleito da SBP, Diclécio Campos Júnior, o diretor do selo de qualidade da SBP, Cláudio Leone, e o diretor de Promoção Social da Criança e do Adolescente da SBP, João de Melo Régis Filho.

O médico da Secretaria de Saúde de Campinas Paulo Bonilha, coordenador do Distrito de Saúde Norte, informa que a equipe do Paidéia é ampliada em relação à equipe de saúde da família proposta pelo Ministério da Saúde porque acrescenta pediatra, ginecologista, dentista, auxiliares de consultório dentário (ACD) e profissionais de saúde mental. "As vantagens são muitas", diz.

Ele afirma que a presença do pediatra amplia o olhar dos demais profissionais de saúde da família para a situação saúde-doença da infância e adolescência. Do ponto de vista técnico, segundo Bonilha, o pediatra qualifica duplamente a atenção ao atender diretamente consultas de crianças e ao servir como referência e apoio ao médico de família na resolução de casos complexos.

"A inserção deste profissional também traz vantagens porque respeita a história do sistema de saúde pública de Campinas, que já consagrou culturalmente a oferta de pediatra para atender a população nos Centros de Saúde", afirma.

Volta ao índice de notícias