Visitantes do Bosque dos Cambarás aprendem a evitar a dengue

11/02/2004

A Secretaria de Saúde fez desta quarta-feira, 11 de fevereiro, uma oportunidade para incentivar as pessoas que passaram pelo Bosque dos Cambarás a desenvolver atividades diárias de combate a dengue. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre os riscos da doença, divulgar sinais e sintomas, orientar sobre quando procurar a equipe de saúde e mostrar as maneiras combater o mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa é parte do conjunto de ações implementadas pela Prefeitura de Campinas para o controle da dengue no município. O Bosque dos Cambarás recebe cerca de 200 visitantes por dia. A área de lazer está situada na rua Emily Cristine Geovanini, s/n, abrangência do Centro de Saúde (CS) Dic 3, Sudoeste da cidade, região que registrou o maior número de ocorrências de dengue no município em 2003. Foram 144.

O supervisor de controle ambiental Paulo César Anicézio explica que, durante a atividade, os visitantes do Bosque puderam conhecer o ciclo de vida do mosquito da dengue e receberam várias outras informações sobre como reduzir riscos. "A equipe de Saúde do Dic 3 apresentou um kit com ovo, larva, pupa e o mosquito na fase adulta, além de larvas vivas", disse.

As pessoas ainda aprenderam a eliminar criadouros – locais que acumulam água - por meio de explicações feitas com a ajuda de maquetes, e receberam também folhetos educativos com dicas sobre como fazer limpeza de caixas d’água entre outras informações sobre a doença.

A Prefeitura também promove, esta semana, ações de combate à dengue em todas as outras regiões de Campinas. Na segunda-feira, 9, a atividade foi desenvolvida no Centro de Saúde Taquaral (Leste), na terça, 10, na área do Centro de Saúde Perseu Leite de Barros (Noroeste), nesta quarta, 11, houve arrastão na Norte, na abrangência do CS Santa Bárbara. Hoje, 12, as equipes atuam na área do São Cristóvão (Sudoeste), e, na sexta, 13, no Centro de Saúde Esmeraldina (Sul).

Dados da Saúde Coletiva da Prefeitura, divulgados nesta quarta, apontam que, este ano, foi registrado apenas 1 caso autóctone de dengue – quando a pessoa é infectada no próprio município - em Campinas. Também há três casos importados e um em investigação. Em 2003, foram 383 autóctones em toda cidade, além de 71 importados.