Vigilância apreende medicamentos irregulares e interdita Farmácia São Luís

13/02/2004

Denize Assis

A Vigilância em Saúde de Campinas interditou nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, a farmácia de manipulação São Luís, na rua Conceição, no Centro da cidade. As equipes das Vigilâncias Leste e Norte apreenderam, durante a ação, aproximadamente 5.763 volumes de medicamentos e produtos irregulares.

Entre eles havia remédios e cosméticos vencidos, sem data de fabricação e de validade ou sem o nome do paciente e do médico, matérias-primas vencidas e itens sem descrição da fórmula. A prática constitui crime contra a saúde pública e a denúncia será levada ao Ministério Público. O proprietário será multado.

Segundo a enfermeira sanitarista Salma Balista, coordenadora da Saúde Coletiva da Prefeitura, o estabelecimento cometeu várias irregularidades. "As equipes ainda constataram que a quantidade e o tipo de produto fabricado no local caracterizam atividade de indústria", afirma. De acordo com a sanitarista o espaço de manipulação do estabelecimento foi interditado e somente a área em que são comercializados produtos industrializados pode continuar a funcionar.

Na cidade, existem outros estabelecimentos que usam o nome fantasia Farmácia São Luís. Todos foram avaliados pelas equipes numa atividade que durou mais de uma semana. A ação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima.

A farmácia São Luís de Barão Geraldo também foi interditada. Neste caso, além de irregularidades semelhantes às encontradas no estabelecimento da rua Conceição, o local atuava sem farmacêutico responsável e sem licença e, por isso, não pode vender nem mesmo os produtos industrializados.

As drogarias São Luís do Campinas Shopping e do Cambuí foram autuadas por comercializarem produtos irregulares e porque vendiam itens manipulados em outro local. "Esta prática caracteriza intermediação de fórmulas entre estabelecimentos, o que também é proibido por lei", diz Salma. A sanitarista orienta aos consumidores que possuem produtos manipulados na São Luís a não utilizá-los. "A pessoa deve procurar, se possível, realizar a fórmula em outra farmácia".

A coordenadora da Visa Leste, Janete Navarro, orienta que as pessoas não adquiram produtos irregulares ou clandestinos, que são aqueles que não especificam a composição química e/ou data de fabricação e validade e/ou nome do paciente e do médico. "Em caso de dúvida, o cidadão deve solicitar informações à vigilância em saúde de sua região", diz. A coordenadora reforça que as pessoas devem exercer a cidadania e denunciar situações irregulares.

O médico sanitarista Vicente Pisani Neto, coordenador da Vigilância em Saúde da Prefeitura, informa que o medicamento irregular tanto pode não surtir o efeito desejado como pode provocar agravos de saúde (chamados iatrogenia). Segundo ele, a iatrogenia é terceira causa de morte no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares e dos cânceres.

Para contatar a Vigilância em Saúde as pessoas devem telefonar para 3242 5870 (Região Norte), 3268 6244 (Noroeste), 3254 7060 (Leste), 3227 4499 (Sudoeste), 3273 5999 (Sul) ou solicitar informações pelo telefone 156.