CS Esmeraldina promove atividade em grupo para obesos

16/02/2004

Nas reuniões, participantes trocam experiências, falam da importância de rever hábitos alimentares e de fazer exercícios diários

Denize Assis

O Centro de Saúde (CS) Esmeraldina (Região Sul) desenvolve, desde abril de 2003, atividades em grupos para usuários obesos. O trabalho começou tímido e, atualmente, já conta com duas turmas, uma com vinte e outra com quinze pessoas, além de um grupo específico para crianças. A iniciativa é inédita na Rede Municipal de Saúde e baseia-se na promoção da saúde e da auto-estima.

A enfermeira Ivani Genchini Nicoletti, que faz parte da equipe multiprofissional que acompanhada os grupos, conta que o trabalho surgiu para atender ao número expressivo de pessoas obesas que dirigiam-se ao CS à procura de profissionais que pudessem orientá-las.

"Sabemos que o excesso de peso é um problema que atinge homens e mulheres de todas as faixas etárias e pode ocasionar doenças. Por isso, constituímos uma equipe com generalista, clínico-geral, pediatra, enfermeira, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Também conseguimos um professor de educação física que atua como voluntário", diz.

Segundo Ivani, nas reuniões quinzenais, os participantes (20 no máximo), assistidos por esses profissionais, trocam experiências, falam da importância de reeducar hábitos alimentares e de fazer exercícios. "São discutidos, ainda, os problemas emocionais que costumam contribuir para o excesso de peso. Também há atividades interativas", diz.

Projeto Terapêutico Individual. A enfermeira afirma também que, além das atividades em grupo, é desenvolvido um programa terapêutico para cada pessoa, chamado projeto terapêutico individual. "Discutimos o caso e trabalhamos outros problemas que a pessoa possa ter no contexto familiar, social, econômico e cultural".

No grupo, as pessoas se sentem mais estimuladas a fazer o regime, trocam receitas, desenvolvem atividades como dança e outras dinâmicas. Também há um plano dietético que é elaborado individualmente de acordo com o peso/medida de cada um.

Antes de iniciar a atividade, a equipe faz o índice de massa corporal e encaminha o pedido dos exames de cada paciente. Cada pessoa tem uma ficha em que fica registrado todo seu histórico. Os resultados são muito bons, segundo Ivani. "Os adultos relatam, inclusive, melhora na vida sexual".

Cirurgia Plástica. A dona de casa Rosa dos Santos Guilherme, 39 anos, freqüenta o grupo desde abril de 2003, quando foi constituída a primeira turma. Desde lá, ela já perdeu 25,5 quilos e baixou de 96,6 para 71,1 quilos. Como próxima etapa, ela será encaminhada para cirurgia plástica.

"A obesidade era um pesadelo pra mim. Com o apoio dos profissionais e dos outros pacientes minha vida mudou. Sou o exemplo da ex-gordinha que venceu a balança e ganhou confiança, equilíbrio e auto-estima. Em grupo, e com apoio, é muito mais fácil", diz. Rosa conta que cada vez que algum integrante do grupo perde peso é uma festa. "Todos comemoram".

No caso do grupo de obesidade infantil, as crianças comparecem às atividades acompanhadas dos pais. Segundo a auxiliar de enfermagem Regina Donizete Batista, uma das monitoras do grupo, a família também necessita ser orientada. "A criança tem mais dificuldade em perder peso e o apoio dos parentes é fundamental no processo", afirma.

Mais sobre o CS Esmeraldina

O Centro de Saúde Esmeraldina é referência para uma população estimada em 10 mil pessoas moradoras de 11 bairros, duas ocupações, uma favela e duas chácaras na região Sul de Campinas. Aproximadamente 70% desta comunidade é totalmente dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Por dia, no Centro de Saúde, são realizadas 180 consultas médicas e de odontologia, além de 170 procedimentos gerais como aferição de pressão, entrega de medicamentos, curativos, inalações entre outros. A unidade também reúne pacientes em grupos para atividades como ginástica postural, prevenção de alergia infantil, planejamento familiar, aleitamento materno, caminhada, além de grupos de gestantes, diabéticos e hipertensos. Ainda estão sendo constituídos grupos de ginástica chinesa lian gong, alcoolistas e mulheres no climatério. O CS Esmeraldina fica na rua Vítor Meireles, 275, telefones 3234 0236 e 3271 5828.

Volta ao índice de notícias