CS Dic 1 promove semana de prevenção ao alcoolismo

16/02/2004

Denize Assis

O Centro de Saúde (CS) Dic 1 (região Sudoeste) promove, de hoje a sexta-feira (16 a 20 de fevereiro), a 1a Semana de prevenção ao alcoolismo. O objetivo é conscientizar a população sobre as conseqüências do uso abusivo do álcool e sensibilizar as equipes da unidade para a importância da abordagem deste tema no processo diário de trabalho.

Durante toda semana, os usuários que comparecerem ao CS vão poder assistir a palestras, peças de teatro e mesas explicativas sobre o alcoolismo. Também serão distribuídos materiais educativos. Os temas a serem abordados são álcool e direção perigosa; álcool, adolescência e drogas; álcool, gravidez e Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DSTs/Aids).

Segundo o dentista Luiz Hermínio Freire, coordenador do CS Dic 1, o evento é parte do calendário anual das promoções em saúde da unidade. "Escolhemos o alcoolismo como primeiro tema devido ao Carnaval", diz. De acordo com Luiz, as atividades acontecem durante toda semana. "No entanto, a quarta-feira, 18, será o principal dia de concentração dos trabalhos", afirma.

O médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador do Serviço de Assistência Móvel de Saúde (Samu)/Campinas, informa que todos os anos, na época de Carnaval, o serviço registra um aumento no número de ocorrências relacionadas ao alcoolismo, como acidentes de carro, homicídios entre outros tipos de violência.

Mais sobre o CS Dic 1

O Centro de Saúde Dic 1 é referência para uma população estimada em 28 mil pessoas moradoras de 18 bairros, sete ocupações e uma favela localizados na região Sudoeste de Campinas. Aproximadamente 90% desta comunidade é totalmente dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Por dia, no Centro de Saúde, acolhe 300 pessoas. O CS Dic 1 fica na rua Dezessete, 1.400, telefones 3266 9874, 3266 1422 e 3226 9001. A unidade fica aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 18h, e, aos sábados, das 7h às 13h.

Volta ao índice de notícias