Mário Gatti promove curso sobre urgência e trauma

16/02/2004

Tem início, às 19h30 desta terça-feira, 17, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), o II Curso Internacional de Urgências Cirúrgicas e Trauma do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) de Campinas. Estarão presentes na abertura do evento, que se estende até o dia 19, quinta-feira, a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro e o diretor presidente do Mário Gatti, Adail Rollo.

O Curso é dirigido, preferencialmente, aos profissionais da área de saúde, em especial médicos, residentes e acadêmicos. Como convidado internacional, o curso terá a participação do médico Sandro B. Rizoli, da Universidade de Toronto, no Canadá. Em sua participação, Rizoli vai abordar alternativas de reanimação e o atendimento de traumas no Canadá.

“Nosso objetivo, enquanto instituição de referência no atendimento de urgência e emergência, é qualificar os profissionais e, sobretudo, promover um intercâmbio técnico de informações na área de urgência cirúrgica”, afirma Mário Sérgio Zaidan, coordenador de Serviços Cirúrgicos do Hospital Mário Gatti.

Zaidan explica que a equipe médica do HMMG, responsável pela área de Urgências Cirúrgicas e Trauma, exerce, ainda, atividades de assistência e ensino, uma vez que participa do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do Mário Gatti. “Daí a importância da realização de eventos científicos dessa natureza ou com caráter de extensão e atualização”, argumenta o médico.

Visita técnica

Na quarta-feira, dia 18, no período da tarde, o Hospital Mário Gatti recebe a visita dos médicos Evandro Freire, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sandro Scarpelini, da USP de Ribeirão Preto, Sandro B. Rizili, do Canadá e Mário Mantovani, da Unicamp. Todos participam do II Curso Internacional de Urgências Cirúrgicas e Trauma. A equipe de doutores será recebida pelos médicos Mário Sérgio Zaidan e Gustavo Pereira Fraga, ambos do HMMG.

Durante a visita, conforme explica Gustavo Pereira Fraga, coordenador da Equipe de Trauma do HMMG, os médicos terão a oportunidade de discutir os casos mais complexos de pacientes internados no hospital. Os visitantes conhecerão, ainda, o sistema de classificação de risco que reordena a triagem de pacientes no pronto-socorro, além do programa de humanização.

Interessados em participar do II Curso Internacional de Urgências Cirúrgicas e Trauma do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti de Campinas devem procurar a Secretaria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (CMCC), pelo telefone (19) 3231-2811, ou o Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), telefone (19) 3289-3088 ou 3788-7942.

O preço do Curso, com fornecimento de certificado, é de R$ 40,00 para alunos e sócios da SMCC, R$ 60 para médicos residentes, técnicos e auxiliares de enfermagem e R$ 80,00 para médicos e outros profissionais.

17/02/2004 - terça-feira
Dra. Maria do Carmo C. Carpintéro (Secretaria de Saúde de Campinas)

19h30 - Abertura
Dr. Adail de Almeida Rollo (Presidente do HMMG)

19h50 - Conferência
Cirurgia do Trauma: especialidade médica do século XXI
Presidente: Dr. Gustavo Pereira Fraga (HMMG / Unicamp)
Conferencista: Prof. Dr. Mario Mantovani (Unicamp)

20h30 - Mesa-redonda: Sistemas de Trauma
Moderadores: Prof. Dr. Mario Mantovani (Unicamp)
Dra. Zilda Barbosa (Secretaria Estadual de Saúde SP))

20h30 - Sistema de urgências e emergências no Brasil
Dr. Armando De Negri Filho (RBCE)

21h00 - Sistema integrado na Região Metropolitana de Campinas
Dr. Joaquim José de Oliveira Filho (Secretaria Municipal de Saúde)

21h30 - Sistema de Trauma no Canadá
Prof. Dr. Sandro B. Rizoli (Universidade de Toronto)

22h00 - Debate

18/02/2004 - quarta-feira

19h30 - Mesa-redonda: Atendimento pré-hospitalar
Moderadores: Dr. José Roberto Hansen (SAMU – Campinas)
Dr. Francisco Américo Fernandes Neto (HMMG / Unicamp)

19h30 - Atendimento pré-hospitalar em rodovias
Dr. Edison Valle Teixeira Júnior (BR-VIDA APH)

19h50 - Resgate aeromédico
Dra. Daniela Paoli de Almeida (SAMU – SP 193)

20h10 - Regulação médica
Prof. Dr. Sandro Scarpelini (USP Ribeirão Preto)

20h30 - Debate

20h50 - INTERVALO

21h10 - Mesa-redonda: Controle de danos no trauma
Moderadores: Prof. Dr. Evandro Freire (UFRJ)
Dr. Wilsom Sérgio Cassim (HMMG / PUC Campinas)

21h10 - Indicações e táticas cirúrgicas
Prof. Dr. Hamilton Petry de Souza (Puc RS / HPS Porto Alegre)

21h30 - Quando e como reoperar?
Dr. Waldemar Prandi Filho (Unicamp)

21h50 - O limite entre a vida e a morte
Prof. Dr. Venâncio P. Dantas Filho (Unicamp)

22h10 - Debate

19/02/2004 - quinta-feira

19h30 - Mesa-redonda: UTI e Trauma: o que há de novo?
Moderadores: Prof. Dr. Renato G. G. Terzi (Unicamp)
Dr. Carlos Armando Reverberi (HMMG / PUC Campinas)

19h30 - Cristalóides x colóides na reanimação
Prof. Dr. Sandro B. Rizoli (Universidade de Toronto)

19h50 - Calorimetria
Prof. Dr. Aníbal Basile Filho (USP Ribeirão Preto)

20h10 - Avanços na terapêutica da sepse
Prof. Dr. Sebastião Araújo (Unicamp)

20h30 - Debate

20h50 - INTERVALO

21h10 - Mesa-redonda: Hemorragia digestiva alta
Moderadores: Prof. Dr. Nelson Adami Andreollo (Unicamp)
Dr. Mário Sérgio R. Zaidan (HMMG)

21h10 - Diagnóstico e terapêutica endoscópica
Prof. Dr. Ciro Garcia Montes (Gastrocentro - Unicamp)

21h30 - Tratamento cirúrgico da úlcera péptica
Dr. Carlos Alberto S. Muraro (HMMG)

21h50 - Hipertensão portal: como tratar na urgência?
Profa. Dra. Ilka de Fátima S. F. Boin (Unicamp)

22h10 - Debate

22h30 - Encerramento do curso