Mesa-redonda discute papel do pediatra no Programa Saúde da Família

17/02/2004

Luciana Rezende
Jornalista da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC)

A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e com apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), promoveu no último dia 11 de fevereiro, a mesa-redonda sobre "O papel do pediatra no Programa de Saúde da Família (PSF) e a experiência do Paidéia de Campinas". O objetivo foi apresentar a experiência do programa em Campinas, que conta com a presença de pediatras nas equipes.

A discussão contou com a presença do atual presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Lincoln Marcelo Silveira Freire; do presidente eleito da entidade, Dioclécio Campos Júnior; do diretor de Promoção Social da Criança e Adolescente da SBP, João de Melo Regis Filho; do representante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernando Ribeiro; do diretor do Distrito de Saúde Norte de Campinas, Paulo Bonilha, e da secretária Municipal de Saúde de Campinas, Maria do Carmo Cabral Carpintéro.

Segundo o presidente do Departamento de Pediatria da SMCC e também presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo - Regional Campinas, Fábio Leite, moderador do debate, participaram profissionais da área da saúde, principalmente pediatras da rede municipal de saúde e Unicamp, e médicos do Paidéia.

O Paidéia é o programa de Saúde da Família de Campinas, que atualmente conta com 150 equipes atendendo a 60% da população, cerca de 600 mil pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde possui as chamadas equipes ampliadas, que incluem no atendimento vários médicos especialistas que atuam nos Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família, e não apenas médicos generalistas, como ocorre em várias outras localidades em que existe o Programa Saúde da Família.

A mesa-redonda discutiu a importância deste atendimento contar com pediatras e os reflexos na saúde da comunidade atendida. Eventos como este têm sido realizados nas várias capitais do País. Campinas foi o primeiro município do interior a sediar o debate.

O presidente da SBP, Lincoln Freire, considerou a discussão bastante positiva e de alto nível, com espaço para que os membros da entidade pudessem expor sua reflexão sobre a Medicina da Família no mundo inteiro, incluindo suas preocupações com as imperfeições dos inúmeros programas, que muitas vezes têm baixa qualidade.

Quando ao modelo de Campinas, o Paidéia, ele acredita que este se aproxima do ideal, com a qualidade esperada para se melhorar a saúde da população e um atendimento adequado à criança e ao adolescente.

"Foi uma discussão que contou com um profundo respeito entre as partes, devido à própria seriedade da abordagem, o que contribuiu para a livre exposição de idéias", analisa.

Segundo Freire, os membros da SBP planejam, para o mais breve possível, uma visita nas unidades que contam com equipes do programa em Campinas, para conhecer de perto a experiência e manter um contato mais próximo com os profissionais de saúde.

Volta ao índice de notícias