Prefeitura intensifica prevenção da dengue no período do Carnaval

17/02/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vai intensificar as ações educativas e de prevenção à dengue no período do Carnaval. As atividades incluem trabalhos na Rodoviária com distribuição de kits com folhetos educativos e outros materiais. As equipes também vão atuar na telagem de caixas d´água e orientação para a comunidade.

Nas próximas quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, das 8h às 16h, as equipes pretendem distribuir cerca de 3 mil conjuntos com folhetos informativos sobre dengue para os passageiros que passarem pelo Terminal Rodoviário de Campinas. O intuito é fazer uma distribuição qualificada com abordagem dos viajantes e, se possível, explicações e esclarecimentos das dúvidas.

Por conta do Carnaval, o kit vai conter ainda material educativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) e duas camisinhas. Os profissionais vão reforçar a necessidade do uso de preservativo nas relações sexuais e divulgar o slogan do Carnaval 2004 "Pela camisinha não passa nada. Use e confie", do Ministério da Saúde.

Segundo a supervisora de controle ambiental Kika Mader, do Distrito de Saúde Leste, após as 16h, o material educativo será entregue nos guichês de passagem juntamente com os bilhetes. Durante a ação, serão mobilizados 11 agentes comunitários de saúde e três supervisores de controle ambiental. Eles integram as equipes dos Distritos de Saúde Leste, Norte e Sul.

Aumento. De acordo com a médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, da Saúde Coletiva da Prefeitura, após o período de férias, Carnaval e outras datas festivas, principalmente nos meses de calor e chuva, a Vigilância Epidemiológica registra um aumento no número de casos de dengue na cidade. "O grande fluxo de pessoas que chegam, retornam ou passam pela cidade facilita a transmissão da doença", diz Jeanette. Somente na rodoviária, onde circulam 12 mil pessoas por dia, o movimento aumenta mais de 15% nestas épocas do ano.

A direção da Saúde Coletiva da Prefeitura também reforça a orientação para que todos os serviços de saúde estejam atentos para suspeitar, diagnosticar e acompanhar pessoas com sintomas da dengue. "Enfrentamos o sexto ano consecutivo de epidemia. Muitas pessoas já tiveram a doença e uma segunda dengue pode levar a um quadro hemorrágico. Portanto, população e profissionais de saúde devem estar atentos", diz a médica sanitarista Naoko Silveira, da Secretaria de Saúde.

É importante, ainda, segundo Naoko, que a pessoa procure o serviço de saúde da sua região se apresentar sinais da dengue e relatar os locais para onde se deslocou nos últimos 30 dias e que tipo de exposição teve.

Recanto dos Dourados. Desta terça-feira, 17 de fevereiro, até sexta, 20, uma equipe do Distrito de Saúde Leste desenvolve ações de prevenção e controle da dengue na área verde Recanto dos Dourados, invasão localizada na abrangência do Centro de Saúde Taquaral.

Hoje, os agentes de controle ambiental visitaram residências, orientaram moradores, coletaram amostras de larvas de mosquito e telaram 14 reservatórios de água. "As telas milimetradas são colocadas em caixas d´água, tambores e outros recipientes para impedir o acesso do mosquito da dengue", explica Janilce Souza, supervisora de controle ambiental do Distrito da Saúde Leste.

Segundo ela, a expectativa era telar 30 recipientes durante toda ação. "No entanto, a atividades deste primeiro dia aponta que teremos muitos mais", diz Janilce. Nesta quarta-feira, 18, os trabalhos estarão concentrados na rua Dimas da Silva. Em toda invasão, há mais de 300 residências e a comunidade não conta com água da Sanasa.