Vigilância interdita consultório

19/02/2004

Por intermédio de uma denúncia anônima, a Vigilância em Saúde (Visa Leste) em Campinas interditou na manhã desta quarta-feira, dia 18, um consultório dentário que funcionava irregularmente na rua Barão de Jaguara, no Centro de Campinas.

No momento da denúncia, técnicos da Visa Leste, acompanhados de uma equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO), vistoriavam consultórios no Centro da cidade.

Entre as irregularidades apontadas no estabelecimento, foi constatada a presença de um profissional não habilitado implantando uma prótese dentária em um paciente. Esse procedimento, conforme explica Mauro Aranha, dentista da Visa Leste que acompanhou a autuação, é reservado apenas a profissionais da área, credenciados pelo CRO.

Além disso, a clínica estava em situação irregular perante à Prefeitura, sem alvará de Raio X, sem licença de funcionamento e desprovida do termo que identifica o responsável técnico pela clínica.

Constatadas as irregularidades, a clínica foi multada e interditada. Também foi lavrado um Boletim de Ocorrência (BO) no 1º Distrito Policial, no centro da cidade, por exercício ilegal da profissão.

“A Vigilância continua atenta para evitar que procedimentos irregulares como esse coloquem em risco a saúde da população”, afirma o dentista Mauro Aranha. Ele lembra que, em caso de suspeitas, as pessoas devem entrar em contato com a Vigilância em Saúde. Contatos podem ser feitos pelos telefones 3242 5870 (Região Norte), 3268 6244 (Noroeste), 3254 7060 (Leste), 3227 4499 (Sudoeste), 3273 5999 (Sul) ou solicitar informações pelo telefone 156.