Medidas reforçam trabalho contra dengue no Paranapanema

27/02/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas adotou uma série de medidas para reforçar ainda mais o trabalho de prevenção e controle da dengue no núcleo residencial do Jardim Paranapanema (região Sul). A Vigilância em Saúde da Prefeitura informou que dois moradores da comunidade contraíram a doença no local. Os casos, chamados autóctones (quando a pessoa é infectada no local onde mora ou trabalha), foram confirmados na última sexta-feira, 20 de fevereiro.

As ações, que começaram a ser implementadas esta semana, incluem visita dos agentes comunitários e de outros profissionais de saúde, de casa em casa, à procura de pessoas com sintomas da dengue. Na oportunidade, os moradores são orientados e os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir o vírus da doença, são removidos.

Segundo a bióloga Geralda Rodrigues de Almeida, que coordena as ações, apenas no primeiro dia de trabalho já foram encontradas cinco pessoas com sinais da doença. Geralda informa que qualquer caso de febre a esclarecer acompanhado ou não de dor de cabeça, dores no corpo, prostração e manchas vermelhas na pele é considerado suspeito.

As equipes verificam ainda tambores e caixas d´água. Os recipientes com frestas ou qualquer outro problema de vedação estão sendo fechados com telas milimetradas para impedir o acesso do Aedes aegypti. A Prefeitura também está distribuindo tampas e capas para tapar as caixas d´água.

De acordo com Geralda, a prioridade é o Jardim Paranapanema. No entanto, as ações desenvolvidas também se estendem à área do Esmeraldina e ao território limite do Jardim Paranapanema com Orosimbo Maia. No Jardim Proença, onde a maioria da população normalmente não freqüenta o Centro de Saúde, as equipes promoveram ação educativa nos estabelecimentos comerciais.

"A idéia é conscientizar a comunidade e orientar para que a pessoa, ao procurar o médico particular ou de convênio, informe sobre o fato de morar ou trabalhar em localidade onde há transmissão de dengue", diz a bióloga.

Segundo a Saúde Coletiva da Prefeitura, desde janeiro deste ano, foram confirmados 15 casos de dengue em Campinas, dos quais cinco são autóctones e nove são importados. Do total, cinco são da região Sul (três autóctones e dois importados), cinco da Norte (quatro importados e um que ainda está sendo investigado), dois da Leste (um autóctone e um importado), um autóctone da Sudoeste e dois importados da Noroeste.