Secretaria de Saúde promove bloqueio contra raiva animal na Vila São João

27/02/2004

Denize Assis

Equipes do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Campinas iniciaram nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, vacinação em cães e gatos nas imediações da rua Antônio Natal Zancheta, Vila São João, em Barão Geraldo (região Norte).

A medida, chamada tecnicamente de bloqueio de foco, foi desencadeada porque o Instituto Biológico, de São Paulo, confirmou esta semana um caso de raiva em um morcego não hematófago encontrado no local. Até as 14h de hoje, 70 animais haviam sido vacinados. A ação prossegue na segunda-feira, 1 de março.

Moradores da área estão sendo orientados sobre a doença e a importância de vacinar gatos e cachorros durante as campanhas promovidas pela Prefeitura anualmente. A vacinação dos rebanhos com finalidade econômica precisa ser feita semestralmente e é de responsabilidade do proprietário.

O médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, coordenador do CCZ, informa que as ações de bloqueio são desencadeadas todas as vezes em que é confirmado um caso de raiva. Segundo ele, existe a probabilidade de que algum cão ou gato tenha tido contato com o morcego contaminado e, assim, funcione como um elo entre o animal doente e o homem ou outro animal.

Sem cura. A raiva é uma doença sempre fatal e pode atingir o ser humano se ele mantiver contato com algum animal infectado. No ano passado, foram confirmados cinco casos de raiva em morcego em Campinas. Uma das ocorrências foi numa escola e quatorze alunos precisaram receber sorovacinação contra a doença porque tocaram no animal contaminado.

A veterinária Jeanette Trigo Nasser, da Prefeitura, explica que os morcegos não hematófagos podem transmitir a raiva ao morder para tentar se defender ou por meio da saliva espalhada pelo corpo devido aos seus hábitos higiênicos. "Por isso, é importante que as pessoas nunca toquem em morcegos, independente deles estarem vivos ou mortos", diz.

De acordo com Jeanette, ao encontrar morcego caído no chão, vivo ou morto, o correto é entrar em contato com o CCZ ou com o Centro de Saúde. "Somente pessoas autorizadas, com capacitação técnica ou pré-expostas à raiva, podem ter contato com morcegos", informa a veterinária.

Jeanette diz ainda que o problema de morcegos em áreas urbanas, em prédios principalmente, é comum nas cidades grandes com características como as de Campinas. Se a população tiver alguma queixa neste sentido, o correto é se informar sobre como proceder e solicitar ajuda ao CCZ pelos telefones 3245 1219 ou 3245 2268 ou pelo telefone 156 da Prefeitura.