Antes do Carnaval, Prefeitura vai à Rodoviária para informar viajantes sobre dengue e Aids

02/02/2005

Denize Assis

Uma equipe da Secretaria de Saúde de Campinas, composta por 16 agentes comunitários do Centro de Saúde (CS) Faria Lima, vai atuar na Rodoviária de Campinas nestas quinta-feira e sexta-feira, dias 3 e 4 de fevereiro, para divulgar informações sobre dengue e conscientizar viajantes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. O trabalho inclui a distribuição de 3 mil kits com camisinha e folhetos educativos.

Segundo Margarete Isaque, supervisora de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, o intuito é fazer uma distribuição qualificada dos materiais, com abordagem dos viajantes para explicações e esclarecimentos das dúvidas. A ação é parte da série de medidas desencadeadas pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana para conscientizar a população sobre maneiras de reduzir o risco de doenças no Carnaval.

Aumento. De acordo com a médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, responsável pelas ações de combate à dengue da Prefeitura, após o período de férias, Carnaval e outras datas festivas, principalmente nos meses de calor e chuva, a Vigilância Epidemiológica registra um aumento no número de casos de dengue na cidade. "Com o grande fluxo de pessoas que passam pela cidade, a chance de passar ou retornar alguém que se infectou em outro local é grande", diz Jeanette. Somente na rodoviária, onde circulam 12 mil pessoas por dia, o movimento aumenta mais de 15% nestas épocas do ano.

A coordenação da Saúde Coletiva da Prefeitura também reforça a orientação para que todos os serviços de saúde estejam atentos para suspeitar, diagnosticar e acompanhar pessoas com sintomas da dengue. "Enfrentamos o sétimo ano consecutivo de epidemia. Muitas pessoas já tiveram a doença e uma segunda infecção pelo vírus da dengue pode levar a um quadro hemorrágico. Portanto, população e profissionais de saúde devem estar atentos", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Secretaria de Saúde.

É importante, ainda, segundo Brigina, que a pessoa procure o serviço de saúde da sua região se apresentar sinais da dengue e relatar os locais para onde se deslocou nos últimos 30 dias. Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos e podem surgir manchas vermelhas na pele. Em Campinas, este ano, foram confirmados 5 casos de dengue, dos quais dois são autóctones (os pacientes foram infectados no próprio município). Em 2004, foram 22 casos, sendo nove em janeiro.