Secretaria de Saúde leva campanha de prevenção à Aids às ruas do Itatinga

03/02/2005

Denize Assis

Entre as ações de combate à Aids do Carnaval 2005, a Prefeitura de Campinas leva às ruas do bairro Itatinga, na Região Sudoeste, a partir das 13h desta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, o bloco carnavalesco Camisinha Neles. Formado por agentes comunitários e outros profissionais do Centro de Saúde Itatinga, o bloco vai incentivar a prática do sexo seguro com a distribuição de camisinhas e a abordagem de profissionais do sexo e clientes.

Durante o desfile, um carro-som vai tocar músicas carnavalescas e os agentes de saúde vão entregar um kit contendo gel lubificante e material educativo, além de três preservativos. A equipe ainda vai divulgar o slogan "Vista-se, use sempre camisinha", produzido pelo Ministério da Saúde para o Carnaval 2005.

De acordo com a equipe do CS Itatinga, o objetivo é promover a saúde, com foco nas doenças sexualmente transmissíveis, e fortalecer o vínculo com esta população. Este é o segundo ano seguido que o bloco sai às ruas do bairro e, segundo a coordenação da unidade, a receptividade das pessoas é muito boa.

Além da campanha na época do Carnaval e em 1 de dezembro, no Dia Internacional de Luta contra a Aids, o CS Itatinga desenvolve uma série de ações voltadas para públicos específicos como homossexuais masculinos, profissionais do sexo, travestis e usuários de drogas injetáveis, sem contar as ações para o público em geral.

Um dos trabalhos, em parceria com o programa de DST/Aids da Secretaria de Saúde, é o Projeto Côndon, que entrega, para cada profissional do sexo cadastrado no Centro de Saúde, 30 preservativos por semana. As pessoas que procuram o CS e não são cadastradas recebem nove unidades. O CS Itatinga fica na rua Caiuá, 218, no Jardim Itatinga.

Volta ao índice de notícias