Artesanato ajuda na recuperação de pacientes do CS Esmeraldina

14/02/2005

Denize Assis

Um grupo de artesanato introduzido como modalidade terapêutica no Centro de Saúde (CS) Esmeraldina, na Região Sul de Campinas, tem surpreendido profissionais da unidade pelos resultados positivos no tratamento de pacientes com depressão, hipertensão, diabetes, problemas de colunas entre outras queixas.

"O principal resultado é o resgate da auto-estima que reflete no estado geral das pessoas. Não fizemos um estudo científico para comprovar, mas constatamos que os pacientes passaram a se manter mais estáveis, a controlar melhor suas doenças de base como diabetes e hipertensão", diz a enfermeira Márcia Geniselli, coordenadora do CS Esmeraldina.

De acordo com Márcia, o grupo é recente, começou em agosto de 2004 com apenas 14 pessoas. Atualmente, já são 40 participantes que se encontram uma vez por semana para aprender pintura em tecido, crochê, fuxico, biscuit, ponto cruz e variedades.

"A atividade ainda estimula o convívio em grupo e auxilia no orçamento doméstico já que muitos passaram a vender as peças", diz a coordenadora. Os trabalhos renderam inclusive uma exposição com vendas para a comunidade e o resultado foi considerado "um sucesso" pela equipe do Centro de Saúde.

O grupo surgiu da iniciativa das agentes de saúde Maria do Carmo Franzin e Maslova Neri, que acompanham a atividade com apoio da enfermeira Ivani Nicoletti. Os professores são voluntários da própria comunidade e a matéria-prima utilizada provém de doações e de materiais recicláveis. Os encontros acontecem sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h, no salão comunitário São Francisco de Assis.

Dez mil. O Centro de Saúde Esmeraldina é referência para uma população estimada em 10 mil pessoas moradoras de 11 bairros, duas ocupações, uma favela e duas chácaras na Região Sul de Campinas. Aproximadamente 70% desta comunidade é totalmente dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Por dia, no Centro de Saúde, são realizadas 180 consultas médicas e de odontologia, além de 170 procedimentos gerais como aferição de pressão, entrega de medicamentos, curativos, inalações entre outros.

A unidade também reúne pacientes em grupos para atividades como ginástica postural, liam gong, prevenção de alergia infantil, planejamento familiar, aleitamento materno, caminhada, além de grupos de gestantes, obesos, diabéticos e hipertensos. Ainda estão sendo constituídos grupos de vivência para pessoas na terceira idade e mulheres no climatério. O CS Esmeraldina fica na rua Vítor Meireles, 275, telefones 3234-0236 e 3271-5828.

Volta ao índice de notícias