Prefeitura promove ação de combate à dengue no Jardim Samambaia

14/02/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas mobiliza nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, mais de 20 profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e de Obras e Serviços Públicos para trabalhos de combate à dengue no Jardim Samambaia, Região Sul da cidade. A ação acontece num local considerado de risco para a saúde pública por tratar-se da residência de um morador que acumula, no próprio quintal, entulhos e lixo reciclável e orgânico.

A equipe já removeu desta mesma casa, em 28 de janeiro, na primeira etapa da ação, 4,5 caminhões de materiais que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti e para outros insetos e animais que podem transmitir doenças ou causar acidentes. Na ocasião, o trabalho contou com apoio de comerciantes da comunidade.

"O problema tem gerado inúmeras reclamações de moradores da vizinhança e já demandou a intervenção da Prefeitura em outras ocasiões. Mas o morador sempre repõe o material", informa o técnico de meio ambiente Jorge Antônio, supervisor de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Sul. Segundo Jorge, o trabalho não se restringirá apenas à remoção dos materiais. "Os profissionais do Centro de Saúde Esmeraldina vão desenvolver um projeto terapêutico com o objetivo de promover uma maior compreensão do morador sobre a importância de manter um ambiente saudável, livre de materiais inservíveis", diz.

Jorge informa que ainda serão promovidas ações de conscientização na comunidade sobre sintomas da dengue e da leptospirose e maneiras de prevenção e controle das doenças. Este ano, foram confirmados sete casos de dengue em Campinas, cinco importados de Rondônia e dois autóctones – quando a transmissão se dá no próprio município.