Prefeitura remove oito caminhões de entulhos em mutirão contra a dengue

16/02/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas removeu nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, de uma única residência na rua Vicente da Fonseca Ferrão, no Jardim Samambaia, Região Sul de Campinas, oito caminhões entulhos e outros materiais que podem servir de criadouros para mosquitos e outros insetos e animais vetores de doenças. A ação mobilizou uma equipe de mais de 20 profissionais das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e de Obras e Serviços Públicos.

"Os trabalhos ainda contaram com parceria de um comerciante da comunidade que cedeu um caminhão para o transporte dos materiais. Tudo foi levado para o aterro sanitário", informa o técnico em meio ambiente Jorge Antônio, supervisor de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Sul.

Segundo Jorge, a ação teve o aval do morador, que entendeu a necessidade da remoção. A partir de agora, segundo o supervisor, a equipe do Centro de Saúde Esmeraldina, que se responsabiliza pela área, vai desenvolver um projeto terapêutico para que este cidadão compreenda a importância de manter um ambiente saudável, livre de materiais inservíveis.

A médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, responsável pelas ações da dengue na Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, afirma que o trabalho vai ter um impacto importante no controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e da febre amarela, e de outros animais e insetos que podem representar riscos para saúde.

A veterinária informa ainda que nas ações promovidas pela Prefeitura, como arrastões, cata-bagulhos e mutirões, as equipes de saúde constatam que há, por parte da população, reposição rápida de recipientes que servem como criadouros. "Mas a Secretaria de Saúde tem atuado para que as pessoas se conscientizem e não acumulem materiais", diz.

Jeanette reforça que a compreensão da comunidade em relação às maneiras de reduzir riscos de doenças é fundamental no controle da dengue e de outros agravos à saúde. "A população deve incorporar hábitos para manter um ambiente saudável nas suas ações diárias", diz.

São atitudes como certificar-se que as caixas d´água estão adequadamente limpas e vedadas, não deixar água acumulada nos pratinhos de vasos de planta, fechar bem os sacos plásticos utilizados para acondicionar lixo e manter a lixeira tampada, retirar a água parada das lajes, não acumular entulhos nos quintais e dar aos resíduos o destino adequado, entre outras orientações já difundidas pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde.