Equipe de saúde atua hoje na Vila Padre Anchieta em mais uma ação antidengue

16/02/2005

Denize Assis

A Vila Padre Anchieta, localizada na Região Norte de Campinas, na divisa com Hortolândia, recebeu hoje, dia 16 de fevereiro, a equipe da Vigilância em Saúde (Visa) para a segunda etapa de uma grande operação de combate à dengue. A ação acontece em 14 quarteirões e é articulada com Hortolândia que também promove uma operação no seu território.

Segundo Nilton Santos Menezes, supervisor de controle ambiental da Visa Norte, na primeira etapa do trabalho, em 2 de fevereiro, foram removidos 750 quilos de materiais e 31 pneus. Hoje, até as 11h, foram coletados 50 pneus além de cerca de 1 tonelada de entulhos e outros materiais que podem servir como criadouros de mosquitos.

A equipe identificou duas crianças com sinais compatíveis com os de dengue e encaminhou-as para o Centro de Saúde São Marcos para avaliação médica. Na operação ainda foram coletadas quatro amostras de larvas de mosquito. O material foi encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para identificar se trata-se da espécie Aedes aegypti.

Nilton informou ainda que, no local, houve 30% de pendência ou seja de casas que não puderam ser visitadas porque estavam fechadas ou porque os moradores se recusaram a receber a equipe. Segundo ele, a alta pendência exige retorno das equipes ao local em data que ainda será agendada. "É importante que as pessoas atendam a equipe porque este trabalho tem como objetivo preservar a saúde de todos", diz.

O supervisor afirma ainda que o criadouro mais comum naquela área ainda é o prato de vaso de plantas com água. "Também encontramos bastante potes, frascos de plásticos, latas, garrafas além de pneus. Os materiais foram removidos ou colocados em locais livres de chuvas", informa.

Este ano, até o momento, estão confirmados sete casos de dengue em moradores de Campinas, cinco de pessoas que contraíram a doença em outros municípios e dois autóctones. Em 2004, houve 22 casos, dos quais seis autóctones.

Volta ao índice de notícias