Saúde reúne equipe para Planejar ações do setor

17/02/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nestes dias 17 e 18 de fevereiro, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), uma oficina de trabalho com gestores e profissionais das diversas áreas da pasta para apresentar um diagnóstico da atual situação da rede pública municipal de saúde e planejar ações para a política do setor.

Para as discussões serão constituídos grupos que vão debater temas como saúde coletiva e as áreas da saúde da mulher, criança, adulto, trabalhador, mental, urgência e emergência, especialidades e reabilitação física entre outros. A intenção da comissão organizadora é que os trabalhos contem com ampla participação, para estabelecer diretrizes que orientem de forma clara os rumos da rede pública municipal de saúde neste ano.

O secretário de saúde de Campinas, Gilberto Luiz Moraes Selber, afirma que após um levantamento feito nos primeiros 45 dias deste ano foi possível constatar que o principal desafio da saúde pública em Campinas é garantir maior acesso, com qualidade. Para tanto, segundo ele, é necessário sanar de imediato problemas mais graves como a falta de medicamentos e de médicos e a fila de espera para as consultas de especialidades.

Segundo Selber, durante o levantamento dos problemas, a Secretaria já adotou várias providências. Com relação aos medicamentos, a nova gestão contratou um especialista no processo de logística para reformular todo processo de distribuição e garantir que não haja falta de medicamentos.

Também foi feito um levantamento da força de trabalho, número de profissionais atuantes e em licença. Com as informações já prontas, agora a Secretaria vai reformular a escala dos profissionais, analisar cada caso de afastamento e envolver coordenadores de unidades neste processo para que o usuário possa contar com médicos e demais profissionais no momento em que ele precisar.

Ainda no sentido de ampliar o acesso, a Secretaria elaborou o projeto de conclusão do Hospital Ouro Verde que deve ser levado a Brasília pelo próprio Prefeito de Campinas para requisição de verbas. Os estudos para a construção do pronto-socorro (PS) do Campo Grande também estão em fase final. "Estes dois equipamentos vão proporcionar uma nova estrutura no atendimento às urgências e, com certeza, daremos um salto muito grande na qualidade da assistência à saúde na cidade", diz.

Volta ao índice de notícias