Saúde promove semana de atividades para marcar Dia das Ler-Dort

18/02/2005

Denize Assis

Para marcar o Dia Internacional de Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos-Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler-Dort), em 28 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Campinas promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 21, uma série de atividades para divulgar sinais da doença e locais de atendimento. As ações incluem também capacitação e formação de profissionais para acolher, atender e acompanhar casos.

Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira, dia 18, pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), unidade da Secretaria de Saúde, as Ler-Dort são as doenças relacionadas ao trabalho que aparecem com mais freqüência no mundo. Em Campinas, a situação também é grave. De 1990 até dezembro de 2004, a unidade fez o diagnóstico de 14,2 mil pessoas com doenças provenientes do trabalho. Deste total, 85% estavam com Ler-Dort. Em 2004, mais de 70% das 5,8 mil consultas médicas realizadas pelo serviço foram para pacientes acometidos por Ler-Dort.

"E esta é uma doença que pode incapacitar. Atualmente não temos tido situações graves mas já diagnosticamos muitos casos de pessoas que tiveram que se aposentar por Ler", afirma a médica sanitarista Vera Lúcia Salerno, do CRST. Por isso, diz Vera, neste ano, o CRST quer fazer do dia 28 de fevereiro uma oportunidade para divulgar sintomas da doença e locais de atendimento à população, além de sensibilizar e capacitar a rede de serviços.

Neste período, as equipes do CRST, acompanhadas de pacientes da unidade, vão visitar centros de saúde e promover ações para profissionais de saúde e usuários. "A idéia é informar sobre as Ler-Dort, processo de adoecimento e o que fazer para se cuidar e prevenir. Também serão divulgadas noções de saúde do trabalhador. Os pacientes do centro de referência vão relatar suas experiências no tratamento em grupo", diz a terapeuta ocupacional Marisol Watanabe, do CRST.

Saiba sobre o CRST. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador existe desde 1987 e presta assistência aos trabalhadores do setor formal e informal com problemas de saúde relacionados ao trabalho urbano e rural. Também promove atividades de vigilância em saúde e articula ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores com doenças do trabalho. Além disso, desenvolve a capacitação e formação de recursos humanos para a disseminação da cultura da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).

O CRST fica na avenida Faria Lima , 680, Parque Itália, e funciona das 8h às 17h. A unidade, mantida com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência também para outros municípios e conta com Conselho Local de Saúde (CLS). Os telefones do serviço são 3272-1292 e 3272-8025.

Volta ao índice de notícias