Saúde do Trabalhador leva informações sobre Ler-Dort aos Centros de Saúde

22/02/2005

Denize Assis

O Centro de Saúde (CS) Centro, na rua Barão de Jaguara, 656, recebe a partir das 8h desta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, profissionais e pacientes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) para atividades da semana de conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos-Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler-Dort).

As ações foram programadas para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre a doença, em 28 de fevereiro, e incluem palestras e depoimentos para usuários do CS com o objetivo de sensibilizar sobre o agravo, esclarecer sintomas e informar como procurar o tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão promovidas capacitação e formação de profissionais para acolher, atender e acompanhar casos.

Além da unidade do Centro, os CSs Ipaussurama e Florence, na Região Noroeste, também recebem as equipes do CRST. No Ipaussurama, a atividade acontece na quinta, dia 24. No Florence, a ação é na sexta, dia 25. No dia 28 acontece evento no Largo do Rosário.

A assistente social Márcia Cardillo, do CRST, informa que, seguindo a tendência mundial, as Ler-Dort são as doenças ocupacionais de maior incidência em Campinas. O sintoma inicial é a sensação de cansaço no final do expediente de trabalho e que melhora com o repouso. "Com o tempo, esta sensação fica intermitente e não há melhora com o repouso. A pessoa perde a força muscular e tem dificuldades em segurar objetos. Ocorre dormência no braço e sensação de choque nos dedos", diz.

Segundo Márcia, o trabalho repetitivo é o principal fator de exposição às Ler-Dort. A exigência da força, o trabalho estático e a postura inadequada também representam riscos. As mulheres são as mais atingidas e a predominância é maior na faixa dos 30 aos 40 anos.

Em Campinas, informa Márcia, a pessoa que apresentar sintomas da Ler-Dort deve procurar primeiro o Centro de Saúde do seu bairro. Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para o CRST que fica na avenida Faria Lima , 680, Parque Itália, e funciona das 8h às 17h. Os telefones do serviço são 3272-1292 e 3272-8025.

Volta ao índice de notícias