Saúde reforça orientações para reduzir riscos de doenças devido ao tempo seco

25/02/2005

Denize Assis

Devido ao clima seco dos últimos dias em Campinas e Região, com temperaturas de até 36 graus Celsius e umidade relativa do ar abaixo de 30%, a Secretaria de Saúde de Campinas reforçou nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, as orientações para unidades de saúde da rede pública municipal quanto aos cuidados a serem tomados e informados à população para evitar agravos à saúde.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a umidade caiu para índices menores de 30% na cidade no período da tarde de quarta-feira e quinta-feira, o que caracteriza estado de atenção. A estiagem agrícola já é de 26 dias na região, com um total de chuvas de apenas 10,8 milímetros acumulados em fevereiro e tendência de que este se torne um dos meses secularmente mais secos.

"Portanto, a Secretaria de Saúde orienta que as pessoas mantenham boa hidratação corporal com ingestão de bastante água. Também é recomendável, no período do dia em que a radiação solar é mais intensa - alta incidência de raios ultravioletas – e as temperaturas são mais elevadas, evitar exposição direta ao sol. Se for inevitável exposição aos raios solares, as pessoas devem se proteger", diz o médico sanitarista Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão, coordenador municipal da Saúde Ambiental de Campinas.

O sanitarista informa ainda que crianças, idosos e pessoas com qualquer debilidade de saúde requerem mais atenção. De acordo com Abrahão, no informe enviado aos serviços de saúde hoje, dia 25, a Secretaria orienta que agentes comunitários de saúde divulguem essas recomendações durante as visitas domiciliares.

O médico salienta ainda que as pessoas não devem queimar resíduos – folhas secas, pneus etc – nas ruas e em terrenos dentro da cidade. "Ao queimar os resíduos, as pessoas pensam que estão resolvendo um problema, mas a fumaça piora ainda mais a qualidade do ar e agrava os problemas respiratórios da população", diz. Abrahão informa que a queima de resíduos é crime ambiental e é proibida por leis municipal e federal.

Para o final de semana, de acordo com o Cepagri, há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas localizadas durante a tarde e noite, mas com baixa chance de chuvas generalizadas ou contínuas. E o calor continua a dominar toda a região.