Para marcar dia da Ler-Dort, Prefeitura leva informações sobre a doença ao Largo do Rosário

28/02/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas promove nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, Dia Internacional de Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos-Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler-Dort), uma série de atividades para divulgar sintomas da doença e locais de atendimento à população, capacitar profissionais e fortalecer a rede de diagnóstico e tratamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na parte da manhã, os trabalhos acontecem no Largo do Rosário, onde equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) abordam pessoas para informar sobre as Ler-Dort, processo de adoecimento e o que fazer para se cuidar e prevenir. Também serão divulgadas noções de saúde do trabalhador e distribuídos materiais informativos sobre acidentes de trabalho.

Durante a atividade, acontecem apresentações de teatro, de dança e de grupos de ginástica chinesa lian gong. Às 12h, profissionais e usuários do CRST fazem uma caminhada até o Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas.

A partir das 13h30, as ações, que ocorrem no Salão Vermelho da Prefeitura, são direcionadas a profissionais de saúde e representantes sindicais. A psicóloga Márcia Hespanhol, da Secretaria de Saúde, vai apresentar o trabalho desenvolvido pelo CRST. Após, será constituída uma mesa com presença da psicóloga Andréa Couto Garbin, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo (Cesrest), que vai fazer palestra com o tema Repercussões do adoecimento na vida dos trabalhadores: a importância da prevenção.

A médica Míriam Pedrollo Silvestre, do CRST municipal, também participa e vai falar sobre Tratamento das LER/DORT em Campinas. Ainda compõem a mesa Denilza Aparecida Silva, do Sindicato dos Metalúrgicos, e Cristiane Souza Ferreira, do Sindicato dos Químicos. As profissionais vão discorrer sobre Atuação sindical e saúde do trabalhador. A mesa será encerrada com debate.

A programação inclui, ainda, fala do terapeuta da medicina chinesa Octávio Augusto Contatore, sobre Prática de auto-massagem e relaxamento. As atividades serão encerradas às 16h30.

Casos. Segundo dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) de Campinas, seguindo uma tendência mundial, os problemas mais freqüentes gerados pelas condições inadequadas de trabalho no município são as Ler-Dort. Em 2004, mais de 70% das 5,8 mil consultas médicas realizadas pelo serviço foram para pacientes acometidos por Ler-Dort.