Centro de Referência DST/Aids de Campinas e RNP+ já recebem doações para o próximo brechó beneficente "Isto Eu Não Tinha"

08/02/2006

Serviços público e ONG recebem doações de roupas, calçados, utilidades domésticas,
artigos de decoração, antiguidades, brinquedos, entre outros

O Centro de Referência (CR) do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids de Campinas e a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+) de Campinas recebem das 9h às 16h, doações de itens para comercialização no próximo brechó beneficente "Isto Eu Não Tinha".

As doações podem ser feitas no próprio Centro de Referência, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro de Campinas. O contato no CR deve ser feito com Mário Marcelo Ramos. A sede da RNP+, onde as doações também podem ser feitas, é na rua Padre Vieira, 958, no Cambuí e o contato, na RNP+ é com Lino Vendicto ou com Fauzi.

O brechó "Isto Eu Não Tinha" foi criado em 2005 e faz parte das estratégias do III Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa DST/Aids para parceria com o Centro de Convivência (Cecon+) da RNP+ e chega agora a sua terceira edição, que será realizada no próximo mês, como parte das atividades relacionadas ao mês do Dia Internacional da Mulher. O dia 8 de março é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional da Mulher.

Os casos de transmissão do HIV têm aumentado entre as mulheres, por isso as atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher buscam dar visibilidade a esta questão. Diversos projetos desenvolvidos pelo Programa DST/Aids buscam o empoderamento feminino diante da situação (acesso a serviços e informações, capacidade de negociação do uso de preservativos etc), visto que a vulnerabilidade feminina relaciona-se a gênero, cultura e fatores sociais.

O aconselhamento e a testagem para HIV e sífilis objetivam o diagnóstico precoce que favorece o tratamento. Os exames de HIV e sífilis podem ser feitos gratuitamente no CR através do Centro de Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA) que atende gratuitamente de segunda a sexta-feira. O telefone do Coas é o (19) 3236 – 3711.

A arrecadação obtida com a comercialização dos produtos, por preços acessíveis, principalmente à população empobrecida, já é revertida na realização de melhorias no acolhimento do Centro de Referência como a compra de bebedouros públicos. No ano de 2005 foram realizadas duas edições do evento que é articulado a outras atividades realizadas pelo Programa DST/Aids de Campinas.

A RNP+ é uma ONG (Organização Não-Governamental) sem fins lucrativos, parceria do Programa Municipal DST/Aids de Campinas e filiada ao Fórum de ONGs-Aids da Cidade Campinas. A entidade realiza, entre outras, atividades de prevenção ao HIV/aids e solidariedade às pessoas que vivem com HIV/aids.

O Centro de Referência DST/Aids de Campinas é uma unidade pública de saúde onde também são realizadas atividades de prevenção às DST, ao HIV e a à aids e onde são tratadas as pessoas que vivem com DST, HIV ou aids. A unidade de referência funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. Os telefones do Centro de Referência são os seguintes: (19) 3234 – 5000 ou (19) 3236 – 3711.

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000 // (19) 3236 – 3711 com Eli Fernandes (Assessoria de Imprensa do PMDST/Aids-Cps)