Programa Municipal DST/Aids de Campinas realiza distribuição qualitativa de 60 mil camisinhas em eventos do Carnaval 2006

10/02/2006

Entrega de preservativos será realizada em 21 eventos relacionados ao Carnaval
e que têm início na noite desta sexta-feira, 10 de fevereiro, na Estação Cultura

O Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas inicia nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, às 19h, na Estação Cultura, durante o concurso de escolha de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2006, a distribuição qualitativa de camisinhas.

Segundo a psicóloga sanitarista Bete Zuza, coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Programa Municipal DST/Aids, está programada a entrega de 60 mil unidades de preservativos masculinos para 21 eventos que ocorrem de hoje até o final da programação do Carnaval 2006.

A distribuição será realizada em eventos como desfiles de escolas de samba, blocos e bandas carnavalescas e ainda nos bailes populares. O solgan do Carnaval 2006, conforme informa o Ministério da Saúde é o seguinte: "Camisinha, não saia sem ela". A distribuição ocorre até o dia 28.

A entrega de camisinhas, no entanto, é feita diariamente, mediante cadastro, no Centro de Referência DST/Aids, entidades parceiras do PMDST/Aids. A busca pela camisinha nas unidades básicas de saúde, em Campinas, cresceu de 40.000 unidades por mês em 1999 para 300.000 unidades por mês em 2005.

O Brasil é referência mundial na prevenção ao HIV e à aids, por suas campanhas educativas e a distribuição gratuita de camisinhas e dos medicamentos anti-retrovirais (ARVs). O Programa DST/Aids de Campinas, que integra a Comissão Organizadora do Carnaval, utiliza o período para incentivar o uso do preservativo.

A principal causa da transmissão do vírus HIV está nas relações sexuais sem uso do preservativo. Além da entrega das camisinhas, as equipes de trabalhadores e parceiros do Programa divulgam, durante a folia, os serviços de prevenção e tratamento para HIV/DST/aids.

Em Campinas, o maior serviço voltado ao atendimento dos munícipes é o Centro de Referência (CR) do Programa Municipal DST/Aids, localizado à rua Regente Feijó, 637, no Centro (próximo ao Terminal 2/Moraes Sales e Terminal Central de ônibus). O Centro de Referência funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h.

No Centro de Referência em DST/Aids de Campinas é realizado o aconselhamento e é feita a coleta para o teste para HIV e sífilis. Também no Centro de Referência é oferecido o tratamento para pessoas que têm diagnóstico positivo para HIV ou DST. O serviço é público e todo o tratamento é gratuito.

Para mais informações sobre aids, DST e tratamento, em Campinas, o telefone é (19) 3234 – 5000. Para obter mais informações sobre o teste de HIV é sífilis o telefone é o (19) 3236 – 3711. O serviço "disque-saúde" do Ministério da Saúde oferece informações sobre DST/HIV/aids através do telefone 0800 61 1997.