Teatro, camisinha e prevenção: Equipes do Programa Municipal DST/Aids ampliam campanhas educativas durante Carnaval de Rua de Campinas

17/02/2006

Performance marca atuação durante apoteose da City Banda,
neste sábado, 18 de fevereiro, em ação junto ao grupo de teatro da Cia. Paulista de Artes

"Carnaval campeão, só em ritmo de prevenção". Este é o slogan da performance teatral que será apresentada pela Cia. Paulista de Artes. O grupo atua neste sábado, 18 de fevereiro, em uma ação junto ao Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST) de Campinas. O trabalho será apresentado entre 19h e 21h, na apoteose da City Banda, na avenida Júlio de Mesquita, entre as ruas Benjamim Constant e General Osório.

Trata-se de uma apresentação com seis atores que envolverão o público por meio de danças carnavalescas. O grupo construiu paródias às tradicionais marchinhas de Carnaval. Nas novas versões, o grupo aborda, nas letras das músicas, a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, à aids e à transmissão do HIV. Sem contar que os atores apresentam-se vestidos de pierrot, colombina, melindrosa e Carmem Miranda, por exemplo, figuras características dos tempos das marchinhas de Carnaval.

Os atores também farão a demonstração da colocação correta de um preservativo masculino, porém utilizando, na performance, uma banana e uma camisinha, ambas gigantes. Além disso, os atores farão distribuição de materiais educativos e informativos, camisinhas e leques. A proposta da Cia. Paulista de Artes é que, com descontração, alegria, energia e informações corretas, é possível atingir melhor a população e promover a prevenção.

A coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Programa Municipal DST/Aids, Bete Zuza, explica que é uma forma de o Sistema Único de Saúde (SUS) contribuir com Carnaval 2006 de Campinas, acrescentando ainda mais alegria ao desfile da City Banda e cumprindo seu papel de informar a população sobre práticas seguras de saúde.

O Programa Municipal de DST/Aids de Campinas participa da Comissão Organizadora do Carnaval 2006 e, entre outras ações, realiza a distribuição de 60 mil preservativos masculinos nos 21 eventos oficiais do Carnaval de Campinas. Na semana passada, por exemplo, as equipes do Programa DST/Aids atuaram na escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval da cidade e ainda do concurso da rainha da City Banda, respectivamente na sexta-feira e no sábado.

Além do distribuição qualitativa dos preservativos, as equipes do Programa Municipal DST/Aids de Campinas – cerca de 30 pessoas entre trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e parceiros – orientam os foliões sobre a realização do teste de HIV e sífilis, realizado no Centro de Referência (CR) do Programa Municipal DST/Aids de Campinas.

O teste de HIV e sífilis pode ser realizado gratuitamente, de forma anônima e sigilosa, diariamente, através do Centro de Orientação e Apoio Sorológico / Centro de Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA), que funciona das 7h às 20h. O telefone do Coas/CTA é o (19) 3236 – 3711. O resultado do exame é entregue somente à pessoa que fez o teste e fica pronto, em média, em uma semana.

No caso de o exame ser positivo para o HIV ou sífilis, a pessoa pode iniciar imediatamente o tratamento, no próprio Centro de Referência DST/Aids, onde é oferecida assistência especializada às pessoas que vivem com HIV/aids. Mais informações sobre aids e o tratamento podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3234 – 5000, também das 7h às 20h, diariamente.

Fique Sabendo – Tudo sobre o teste de HIV e sífilis: (19) 3236 – 3711
Disk Aids – Informações sobre aids e tratamento: (19) 3234 – 5000

Centro de Referência em DST/Aids de Campinas
Rua Regente Feijó, 637 – Centro (próximo ao Terminal 2 / Moraes Salles e próximo também ao Terminal Central)