Programa Municipal de DST/Aids de Campinas e Emdec farão conscientização conjunta no Carnaval sobre prevenção

17/02/2006

Trabalho entre órgãos público municipais,
da Saúde e do Trânsito para conscientização de foliões,
é inédito na cidade.

Carnaval é tempo de alegria, festa e muita folia. Mas para dois órgãos públicos municipais, também é momento de alerta e de reforço do trabalho de conscientização da população sobre comportamentos, que deixam as pessoas vulneráveis e colocam em risco a vida.

Foi a partir desta reflexão que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e o Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids uniram-se, pela primeira vez, para uma ação de conscientização dos foliões sobre comportamentos seguros à saúde.

A parceria vai levar para as ruas da cidade 30 mil leques com a mensagem: "Arriscar não vale a pena. Use camisinha e não dirija embriagado." A proposta é abordar num único material as duas temáticas, aparentemente distintas, mas com foco comum na preservação da qualidade de vida.

A primeira etapa do trabalho de conscientização acontece neste sábado, dia 18 de fevereiro, durante o tradicional desfile da City Banda, que abre o Carnaval de Rua da cidade. Na seqüência, o material será distribuído também nos principais bailes e eventos do Carnaval.

A gerente do Departamento de Educação da EMDEC, Samantha Moreira, destaca a importância da parceria com o Programa Municipal de DST/Aids de Campinas. "Nós pretendemos mostrar que os dois comportamentos – transar sem camisinha e dirigir embriagado – são como roletas russas, porque a vida é colocada em jogo".

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Programa Municipal DST/Aids de Campinas, Bete Zuza, a parceria foi mesmo um desafio, pois os órgãos conseguiram superar a lógica da diferença. "Áreas aparentemente tão distintas como a saúde e o trânsito possuem um denominador comum que é o cuidado com a vida", explicou.

A coordenadora coloca que a proposta da EMDEC com a campanha "Preferência pela Vida" possibilitou esse trabalho conjunto, pois os dois órgãos atuam em áreas distintas, mas com  temas comuns como a  prevenção, a qualidade de vida, a auto-estima e a cidadania.

O leque traz informações sobre onde a população pode realizar gratuitamente e de forma gratuita e sigilosa o teste de HIV e sífilis. Trata-se do movimento Fique Sabendo, realizado em Campinas através do Centro de Orientação e Apoio Sorológico / Centro de Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA).

O teste de HIV e sífilis pode ser realizado gratuitamente, de forma anônima e sigilosa, diariamente, através do Centro de Orientação e Apoio Sorológico / Centro de Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA), que funciona das 7h às 20h. O telefone do Coas/CTA é o (19) 3236 – 3711. O resultado do exame é entregue somente à pessoa que fez o teste e fica pronto, em média, em uma semana.

No caso de o exame ser positivo para o HIV ou sífilis, a pessoa pode iniciar imediatamente o tratamento, no próprio Centro de Referência DST/Aids, onde é oferecida assistência especializada às pessoas que vivem com HIV/aids. Mais informações sobre aids e o tratamento podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3234 – 5000, também das 7h às 20h, diariamente.

Fique Sabendo – Tudo sobre o teste de HIV e sífilis: (19) 3236 – 3711

Disk Aids – Informações sobre aids e tratamento: (19) 3234 – 5000

Centro de Referência em DST/Aids de Campinas:
Rua Regente Feijó, 637 – Centro (próximo ao Terminal 2 / Moraes Salles e próximo também ao Terminal Central)

Fale conosco: saude.amda@campinas.sp.gov.br ou coas_cta@ig.com.br